Notícias

Programa Buriti atende 11 propriedades rurais com ações de prevenção à erosão

30 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Nos meses de junho e julho deste ano, o Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), já realizou 840 horas máquinas, com a readequação de 16 quilômetros de estrada, execução de terraceamento e curva de nível em 10 hectares, além da construção de 15 barraginhas. Estas ações atenderam 11 propriedades rurais nos últimos dois meses. O trabalho segue durante a estiagem e em agosto será iniciado o cercamento das áreas de preservação permanente (APP).

O gerente ambiental do Dmae, Celismar Costa, falou sobre como estas ações são importantes na prevenção dos processos erosivos. “Com esse trabalho do programa Buriti na zona rural de Uberlândia, conseguimos evitar os riscos de assoreamento dos cursos d’água e proporcionando uma melhor infiltração da água de chuva no lençol freático. Indiretamente, estamos protegendo as áreas de nascentes das propriedades às margens dos rios Uberabinha, Araguari e Ribeirão Bom Jardim”, afirmou. 

No mês de agosto, o programa Buriti vai dar início à execução de 50 mil metros lineares de cerca nas áreas de proteção permanente (APP). Costa explicou que o cercamento e as horas-máquina são realizados no período mais seco. Já a recuperação natural e o plantio de mudas ocorrerão no período chuvoso, nas áreas que sofreram algum tipo de degradação.

Programa Buriti atende 11 propriedades rurais com ações de prevenção à erosão 1

Programa Buriti

O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação em 2008 já foram implantados mais de 575 mil metros lineares de cerca e o plantio de 459 mil mudas nativas, alcançando 6.486 hectares de área protegida. O produtor rural não tem custo em implantar o programa. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também