Nesta sexta-feira (30), a sanitização promovida pela Prefeitura de Uberlândia para reduzir a disseminação do coronavírus vai percorrer quatro bairros da cidade. A ação, que acontece todos os dias, é feita em locais estratégicos, por meio da aplicação de uma substância que não oferece riscos à saúde humana, o quaternário de amônio de 5ª geração. O serviço também é realizado durante os fins de semana e durante as noites. Até domingo, seis bairros serão contemplados pelo serviço. (Veja o cronograma abaixo).
A sanitização acontece nos bairros que apresentam maior incidência nos mapas de calor. Com mais de 20 profissionais e supervisão da administração pública, o serviço é realizado com bombas costais durante manhã e tarde. Já à noite, há o reforço com dois tratores para atender vias e espaços de grande aglomeração, como é o caso dos terminais de ônibus coletivo.
Confira o cronograma:
Sexta-Feira (30)
- Cazeca
- Saraiva
- Fundinho
Sábado (31)
- Fundinho
- São Jorge
Domingo (1º)
- Santa Mônica
- Lagoinha
- Cazeca
- Saraiva
Película protetora
O trabalho é realizado pela Aerotech Combat, contratada da Prefeitura. O serviço conta com 20 bombas costais automatizadas e dois tratores. A assepsia é feita com uma solução de 0,05% do produto sanitizador e água, que funciona como uma película que mata os micro-organismos e forma uma camada protetora que mantém o local desinfetado.
Diferentemente de outras substâncias, o quaternário de amônio não é tóxico à saúde humana, não causa manchas nem corrói as superfícies. Em ambientes fechados, a recomendação é que o espaço fique isolado por cerca de 60 minutos.