A partir deste mês de agosto, a Prefeitura de Uberlândia passa a receber as solicitações de atestado de saúde apenas por meio do cadastro virtual. Até o final de julho, era possível abrir o procedimento presencialmente ou por e-mail. Desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Pessoas, da Secretaria Municipal de Administração, junto à empresa pública Processamento de Dados de Uberlândia Prodaub, o recurso está acessível pela página “RH Online”, constante no Portal da Prefeitura.
Ao entrar no menu do “RH Online”, o servidor deve clicar na opção “Atestado” e preencher o formulário. Conforme legislação municipal em vigor, são pedidos, entre outras informações: e-mail e telefone do solicitante, tipo de atestado, número de dias de afastamento, nome do profissional responsável, o código de Classificação Internacional de Doenças (CID) existente no atestado. Há também um campo para se anexar exames, receitas e laudo médico.
Uma vez enviada a solicitação, é preciso aguardar a avaliação do Núcleo de Medicina do Trabalho. As atualizações de status, incluindo data da perícia e o registro dos últimos quatro atestados concedidos, podem ser acompanhadas na mesma seção, no item “Meus atestados”.
“É mais uma forma de melhorarmos o nosso suporte ao servidor, uma vez que esse recurso digital facilita sua comunicação com a Prefeitura em um momento que costuma ser tão delicado”, disse a diretora de Gestão de Pessoas, Neiva de Fátima dos Anjos.