Notícias

Prefeitura investe na melhoria de mais de 20 escolas pelo Escola Bem Arrumada

Programa municipal já concluiu obras em mais de 60 instituições da rede municipal de ensino da zona urbana, rural e distritos desde a sua retomada em 2017
3 de agosto de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Escolas José Marra Fonseca, de Cruzeiro dos Peixotos, e Escola Municipal Antonino Martins Silva, de Martinésia, também foram contempladas pelo programa Foto: Araípedes Luz – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Com esforços intensificados diante da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Uberlândia permanece investindo em todos os setores prioritários e a Educação é uma delas, sendo contemplada com grandes melhorias e projetos. Só neste ano, até o momento, sob gestão do prefeito Odelmo Leão, o Município realizou manutenções e reformas em 20 escolas municipais, que já estão com os serviços concluídos. Uma delas é a Escola Municipal Antonino Martins da Silva, em Martinésia, que foi entregue recentemente à comunidade com nova pintura, toldos, quadra revitalizada e mais segurança.  

O trabalho da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, continua em mais outras 21 escolas que estão recebendo diversas melhorias como, por exemplo, a Escola Municipal Professora Irene Monteiro Jorge, no bairro Morumbi, que receberá um novo reservatório com capacidade para armazenar 34 mil litros de água.

As manutenções e reparos trazem mais qualidade de vida aos servidores, beneficiando mais de 16 mil alunos matriculados, por meio de estruturas confortáveis e seguras, alavancando o bem-estar. 

Prefeitura investe na melhoria de mais de 20 escolas pelo Escola Bem Arrumada 1
Melhorias estão em andamento em 21 escolas municipais
Foto: Danilo Henrique – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Programa Escola Bem Arrumada

O Escola Bem Arrumada foi lançado há 15 anos e tem o compromisso de aprimorar cada vez mais a estrutura dos prédios escolares. Além das reformas, são realizadas cotidianamente manutenções de todas as unidades educacionais do município em parceria com a Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (EMAM). Retomado em 2017 pela Prefeitura de Uberlândia, o programa já beneficiou 64 escolas municipais, entre reformas nas estruturas das escolas e revitalização de quadras esportivas já concluídas.

Trabalho conjunto

Para o trabalho ser o mais amplo possível, além da Educação e da Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (Emam), o programa tem a participação de outras secretarias municipais. Dezenas de profissionais são envolvidos em serviços como os executados pela pasta de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, que consistem em capina, roçagem e poda de árvores, tanto na parte interna da escola como na externa e em lotes vagos no entorno. Já a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) é responsável pelas sinalizações viárias e a Obras pelas recuperações das massas asfálticas nas vias do entorno. Também está envolvido o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Um trabalho considerado indispensável é feito pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além das escolas, os focos estão sendo eliminados nas residências do entorno das escolas, com atenção focada nas calhas, telhas, vasos de plantas e bebedouros de animais, entre outros itens. 

Escola de Tempo Integral

Os investimentos na rede municipal de ensino se estendem a projetos que continuam sendo erguidos, como a construção da Escola Municipal de Educação Fundamental de Tempo Integral (Emef), que está com quase 50% da obra atingida e atenderá mais de 700 alunos, beneficiando famílias e crianças do bairro Dom Almir, São Francisco, Prosperidade, Gran Ville e os demais que estão no entorno.

Confira as unidades contempladas pelo Escola Bem Arrumada em 2021:

Obras Escola Bem Arrumada 2021
Em andamentoConcluídas
EM Sebastiana Silveira PintoEMEI do bairro Nossa Senhora das Graças
EM Domingas CaminEMEI do bairro Tocantins
EM Professor Sérgio de Oliveira MarquezEMEI bairro Marta Helena
EMEI Maria Beatriz Vilela de OliveiraEMEI Maria Terezinha Cunha Silva
E.M Afrânio Rodrigues da CunhaEMEI Hipólita Teresa Eranci
EM Prof. Mário Godoy CastanhoEMEI do bairro Tubalina
EM Professora Cecy Cardoso PorfírioEMEI Francisco Bueno Monteiro
EM do bairro Shopping ParkEM Prof. Milton de Magalhães Porto
EMEI Zacarias Pereira da SilvaEM Antonino Martins da Silva
EM Professora Olga del FáveroEM Prof.ª Benedita Pimentel de Ulhôa
EMEI Elôah Marisa Menezes (muro)CEMEPE
EM Professora Stella Saraiva PeanoEMEI Irmã Maria Aparecida Monteiro
Escola em Tempo IntegralEMEI Prof.ª Edna Aparecida de Oliveira
EM Professora Irene Monteiro JorgeEMEI São Francisco de Assis
EM Freitas AzevedoEM José Marra da Fonseca
Escola Municipal Doutor Joel CupertinoEM Hilda Leão Carneiro
EMEI Profª Olívia CalábriaEMEI do bairro Guarani
EM Profª Carlota de Andrade MarquezEMEI do bairro Dom Almir
EM Prof. Oswaldo Vieira GonçalvesMuro da EMEI do bairro Esperança
EMEI do Conjunto AlvoradaEMEI Elôah Marisa Menezes
EMEI Grande Otelo 
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também