Notícias

Dmae melhora eficiência nas manutenções de água e esgoto

Equipes executam em média 80 manutenções diárias na rede de água e 46 na rede de esgoto
4 de agosto de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
COMUNICAÇÃO DMAE

Os serviços de manutenção das redes de água e esgoto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) tiveram ganho de eficiência de janeiro a julho de 2021. As manutenções na rede de esgoto tiveram uma redução no tempo médio de atendimento em 45%, passando de 55 horas e 41 minutos para 30 horas 47 minutos. Já os serviços de água, realizados no tempo médio de 21 horas e 32 minutos, caíram para 16 horas e 14 minutos, com redução de 25%.

O diretor técnico do Dmae, Geraldo Silvio, explica que o tempo médio engloba todos os serviços, como correção de vazamentos simples na rede de água realizados em 30 minutos a reparos com solda em adutoras que, conforme a complexidade, podem levar 24 horas. “Com esta redução no tempo de atendimento médio geral, uma casa com reservação doméstica para 24 horas, não vai sentir os efeitos de manutenção nas nossas redes, por exemplo”.

Já na manutenção de esgoto, uma desobstrução simples é realizada em meia hora, já a reconstrução de um poço de visita (PV) que sofreu erosão, pode levar até 5 dias devido à complexidade. Silvio destaca que esse ganho de eficiência é decorrente de algumas ações realizadas em parceria com a diretoria administrativa. Entre elas, otimização dos espaços físicos, melhor organização das equipes, ampliação dos contratos de serviços especializados, monitoramento das redes e melhoria nos processos de compra pública. “É um conjunto de fatores que levou a um ganho de resultado. Nossa meta é ampliar o monitoramento à distância, para conseguirmos atender no tempo médio, todos os serviços do dia”, explicou.

Entre as iniciativas que a autarquia planeja implantar neste semestre estão o monitoramento da pressão na rede de água em pontos críticos, o uso de câmara de ar bloqueadora de tubulação para manutenção na rede de esgoto, e o uso de veículos leves nos serviços de manutenção para agilizar o atendimento.

Em média, as equipes executam 80 manutenções diárias na rede de água e 46 na rede de esgoto. Os serviços na rede de água consistem em reparo de vazamentos em ramais, cavalete, adutora, registros. Já na rede de esgoto, são corrigidos refluxos, entupimentos, limpeza e instalação de válvulas.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também