O Festival de Dança do Triângulo está de volta em sua 28ª edição e as inscrições já estão abertas. Adaptado para a nova realidade, o evento vai ser transmitido pela internet. O cadastro dos artistas e grupos que têm interesse em se apresentar no festival pode ser feito no site da Prefeitura de Uberlândia até 20 de agosto.
Neste ano de 2021 o festival retorna com o tema “Nos desafios de um novo tempo”, inspirado, principalmente pelo período de pandemia, que acabou obrigando muitos setores da sociedade, sobretudo a classe artística, a se reinventar. “A pandemia é parte dessa mudança. Toda a sociedade tem passado por transformações constantes e este período crítico que vivemos acelerou esse processo. Com o mundo mudando desta forma, o festival também está vivendo esse desafio de se adaptar às tecnologias e novas maneiras de propagar a arte”, afirmou a coordenadora do festival, Ananda da Costa Viana.
O evento vai contar com a Mostra Infantil, para crianças e adolescentes de 7 a 12 anos, a Mostra Amadora, podendo ter inscritos a partir de 12 anos, a Mostra Profissional, para pessoas a partir de 14 anos, a Mostra de Dança e Tecnologia, Mostra de Espetáculo e as Oficinas. No momento da inscrição algumas categorias terão a opção de escolher entre a modalidade competitiva ou não competitiva. As premiações vão variar de R$4000 a R$500 para aqueles que estiverem inscritos nas modalidades competitivas.
Para a inscrição é necessário o preenchimento de um formulário on-line na plataforma Google Forms, além do envio da documentação exigida e do vídeo do trabalho inscrito. Vale lembrar que os vídeos enviados que forem selecionados, serão os mesmos exibidos durante o festival. O inscrito precisa ficar atento ao edital, já que existe uma série de exigências, como o uso de máscaras, além de requerimentos técnicos ligados ao formato, tratamento e tamanho dos vídeos inscritos.
O Festival de Dança do Triângulo teve a sua primeira edição em 1987. A Secretaria de Cultura de Uberlândia assumiu a organização do evento a partir da terceira. No ano de 2020 o evento precisou ficar parado por causa da crise do coronavírus em todo o mundo.
Palcos Livres On-line
Em edições anteriores, os Palcos Livres eram apresentações que aconteciam em locais espalhados pela cidade, de maneira a antecipar e promover o Festival Dança do Triângulo. Com a impossibilidade de eventos presenciais e a adaptação para o meio online, os Palcos Livres também serão virtuais. Em 2021 estas apresentações vão acontecer nos dias 10, 17, 24, 31 de outubro. Para esta modalidade, a inscrição é livre e pode ser feita entre os dias 26 de julho a 30 setembro e sem processo de seleção.
Oficinas
Durante o período de exibição do festival, serão ministradas 13 oficinas e uma roda de conversa. Todas elas serão gratuitas, online pela plataforma Zoom e feitas por representantes dos grupos que vão se apresentar na abertura e encerramento do evento, por selecionados na Mostra de Espetáculo, jurados, especialistas que vão participar da seleção e um crítico de dança.
Serviço
Todas as etapas do Festival serão transmitidas no Youtube da Prefeitura de Uberlândia, pelo link https://www.youtube.com/user/PrefUberlandia, na Playlist “Festival de Dança do Triângulo”. As inscrições poderão ser feitas pelo side da prefeitura https://www.uberlandia.mg.gov.br/prefeitura/secretarias/cultura-e-turismo/, de 26 de julho a 20 de agosto.