Notícias

Prefeitura de Uberlândia inicia Curso Jovem Aprendiz 2021

Capacitação, oferecida em parceria com a CDL, começou nesta segunda (9) em cinco Naicas; objetivo do programa é capacitar jovens entre 14 e 16 anos para o primeiro emprego
9 de agosto de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A porta de entrada do mercado de trabalho para vários jovens começa a se abrir com mais qualidade quando a capacitação profissional acontece. Para impulsionar os sonhos desses jovens e ampliar o futuro dos jovens, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL), iniciou o curso Jovem Aprendiz 2021, nesta segunda-feira (9), em cinco Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naica): Jardim Célia, Luizote de Freitas, Marta Helena, Tibery e Morumbi. 

O curso presencial e gratuito é oferecido à comunidade da região atendida pelas unidades. As aulas ministradas às segundas, terças e quartas-feiras, das 14h às 17h. A dinâmica cumpre todas as normas de biossegurança, como o uso obrigatório de máscara de proteção, fornecimento de álcool em gel, tapete sanitizante na entrada e distanciamento.

Uma das jovens que acompanha o curso no Naica do Jardim Célia é a Andressa dos Santos Machado, de 14 anos. A adolescente não esconde a empolgação de aprender para poder se destacar no mercado. “Aqui é o primeiro passo para conseguir o primeiro emprego. Sem experiência e sem essa capacitação, seria mais difícil. Eu quero desenvolver ao máximo meu conhecimento, aprender muito para estar preparada para um processo seletivo no futuro.” 

Prefeitura de Uberlândia inicia Curso Jovem Aprendiz 2021 1
Foto: Danilo Henrique – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

 Já para o Pedro Henrique Gomes, também de 14 anos, o curso é a porta de entrada para melhorar a realidade vivida. “Quero ter um futuro melhor, dar um futuro para minha família, estudar, arrumar um emprego bom. Quando vi essa oportunidade, na hora eu quis fazer, até para ampliar a minha cabeça. Quero sair daqui sendo um Pedro bem melhor.” Disse entusiasmado o adolescente.

A partir de outubro, novas turmas do Jovem Aprendiz deverão ser abertas. Para o coordenador do núcleo do Jardim Célia, Alan Moreira, o curso é muito mais que preparar o jovem para o primeiro emprego. “É inclusão social. É dar a eles a segurança e o conhecimento para participarem de futuros processos seletivos e entrevistas. Este curso da Prefeitura em união com a CDL já levou vários de nossos jovens atendidos a conquistarem empregos em grandes empresas, hospitais e instituições. O primeiro passo para o sonho deles, orgulhosamentem, acontece em nossos espaços”, pontuou.   

O curso tem duração de dois meses e, após a conclusão, os jovens serão encaminhados a várias oportunidades de seleção para empresas parceiras da CDL Uberlândia.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também