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Cobertura e pavimentação do Terminal Jardins estão em fase final

Drenagem da duplicação da av. Judeia também está prestes a ser finalizada
11 de agosto de 2021

A mobilidade urbana continua progredindo com rapidez na cidade, e uma das principais obras que contribui para essa evolução segue em ritmo acelerado: o Terminal Jardins, que faz parte do programa Uberlândia Integrada II. No canteiro de obras, a cobertura da estrutura e a pavimentação interna já estão prestes a serem concluídas, bem como a drenagem pluvial da duplicação da av. Judeia, que também faz parte da ordem de serviço. O projeto está com 45% de conclusão.

A próxima etapa a ser executada contempla a pavimentação da avenida, acabamento das edificações, calçadas, além da instalação do sistema de iluminação, paisagismo, entre outros detalhes. O Terminal Jardins está localizado no bairro Canaã, zona oeste de Uberlândia, e assim que for concluído será a oitava estrutura de transporte público do tipo na cidade, beneficiando cerca de 40 mil passageiros por dia.

“Este é um tipo de investimento que provoca um impacto muito positivo na nossa população. A mobilidade urbana é essencial para todo o funcionamento da cidade. Em breve, com a conclusão do terminal, os usuários do transporte público de Uberlândia vão poder contar com mais uma estrutura que vai proporcionar mais conforto e segurança”, afirmou o secretário municipal de Obras, Norberto Nunes.

Foto: Araípedes Luz – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Terminal Jardins

O Terminal Jardins está localizado na avenida Judeia, no cruzamento com a avenida Judá. A estrutura está sendo erguida em um terreno de 37,4 mil m², com 8,7 mil m² de área construída e vai contar com três plataformas de embarque e desembarque, área de estocagem, área para os motoristas, bilheteria, sala administrativa, área de estacionamento, bicicletário e área de expansão.

Foto: Araípedes Luz – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Já a drenagem pluvial e a duplicação da avenida Judeia são necessárias para absorver as alterações no tráfego geradas pelo novo terminal. A estrutura da via vai passar de 14 metros para 40 metros de largura, com duas faixas de rolamento por sentido e estacionamento. Além de canteiro central e ciclovia. Concluída, toda a estrutura beneficiará diretamente os bairros Canaã, São Lucas, Jardim Célia, Panorama, Jardim Maanaim, Residencial Pequis, Monte Hebron, São Bento, Lago Azul e Morada Nova.

Os trabalhos são fiscalizados pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras, e executados pela Dreste Construtora, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), considerado um sistema licitatório mais ágil.

Uberlândia Integrada II

O programa Uberlândia Integrada II é fruto de um financiamento do Ministério das Cidades, por meio do Pró-Transportes, e retomado recentemente no âmbito do programa Uberlândia Integrada I e II. Esse recurso tem caráter vinculado, ou seja, só pode ser utilizado em obras estruturais de mobilidade. O programa Uberlândia Integrado I foi lançado pelo prefeito Odelmo Leão ainda durante a sua gestão de 2009 a 2012 e viabilizou outras inúmeras obras pela cidade.

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