Produtores rurais e pessoas ligadas a esse segmento são o público alvo de uma capacitação gratuita que será oferecida em breve pela Prefeitura de Uberlândia. Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e apoio do Sindicato Rural, o curso de Agente de Turismo Rural é uma qualificação promovida dentro do Programa Municipal de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais. A primeira turma deve contar com pelo menos 20 pessoas. Na tarde desta quinta-feira (12), os interessados nos curso participaram de uma palestra no auditório do Centro Administrativo Municipal.
A palestra foi conduzida pelo gerente regional do Senar, Caio Oliveira, que falou sobre a formação e como ter agentes de turismo rural pode agregar à economia da comunidade que integram.
Agente de Turismo Rural
A capacitação é presencial e tem carga horária de 224 horas. O participante precisa ter, no mínimo, 18 anos e residir no município há, pelo menos, dois anos.
“O fomento ao turismo é um dos trabalhos que temos desenvolvido para valorização, não só da produção e comercialização originadas no meio rural, mas também da cultura local. Com a oferta desse curso, que será inteiramente gratuito, o produtor terá acesso a técnicas e informações que possam fortalecer a forma como ele partilha com quem nos visita o conhecimento que eles têm sobre sua região”, disse a secretária à frente da pasta, Thalita Jorge.