Notícias

Prefeitura de Uberlândia cria novo ponto e amplia capacidade de vacinação

Nesta sexta-feira (13) mais de 6,3 pessoas com 31 e 32 anos receberam a primeira dose da vacina
13 de agosto de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Araípedes Luz - Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Com o objetivo de otimizar todo o processo de vacinação, a Prefeitura de Uberlândia começa a utilizar, neste sábado (14), um novo ponto para receber os convocados para serem vacinados. Com 15 novas estações montadas no Centro Municipal de Cultura, a estrutura de vacinação da cidade tem a capacidade de chegar a 101 locais de aplicação, somando os já existentes no UTC, Sabiazinho e o drive-thru no Centro Administrativo.

Essa ampliação faz parte do planejamento da gestão municipal para manter a qualidade do atendimento e a agilidade na vacinação, aumentando ainda mais a capacidade de atendimento por dia. Serão 30 profissionais de enfermagem, somando 90 pessoas trabalhando no novo local. O novo ponto de vacinação tem estrutura suficiente para dobrar a capacidade, caso o quantitativo de doses recebidas aumente.

A nova estrutura foi montada nesta sexta-feira (13) e as atividades já começam neste fim de semana. “Neste momento não foi necessário trabalhar com toda a nossa capacidade no Centro Municipal de Cultura, mas caso seja necessário temos condições de ampliar para o dobro. Neste fim de semana, com o quantitativo de doses que recebemos, vamos iniciar com 2 mil aplicações no sábado e 2,5 mil no domingo, mas com a estrutura que temos a capacidade é de até 5 mil doses por dia, apenas no novo ponto”, afirmou a coordenadora de imunização Clábia Oliveira.

Ela comentou ainda sobre os benefícios dessa ampliação. “A inauguração de mais um ponto é um grande benefício para a população de Uberlândia. Ampliar a vacinação é o nosso objetivo, queremos que isso chegue logo a quem precisa. Cada dia mais pessoas protegidas para que a gente possa ficar livre dessa pandemia”, afirmou.

Vacinação

Prefeitura de Uberlândia cria novo ponto e amplia capacidade de vacinação 1
Foto: Araípedes Luz – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Ainda nesta sexta, mais 6.337 pessoas que integram os grupos prioritários que pertencem ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação foram imunizadas. Entre elas, os profissionais da educação infantil, fundamental, médio e superior; gestantes, puérperas e lactantes; pessoas com comorbidades e deficiência (com ou sem BPC); trabalhadores dos transportes coletivos urbanos e de longo curso e ferroviário; profissionais da indústria, além de vacinar os faltosos que fizeram o recadastramento e concluir a vacinação do público geral com 32 anos e iniciar os que tem 31 anos.

Cronograma

O cronograma de imunização continua neste fim de semana. No sábado (14), será dada sequência na vacinação dos grupos prioritários e faltosos que fizeram o recadastramento. Será feita também a conclusão das aplicações em quem tem 31 anos e iniciada naqueles com 30 anos.

No domingo (15) continua a vacinação da primeira dose para os grupos prioritários, dos faltosos e do público geral com a conclusão das pessoas com 30 anos e início daqueles com 29 anos. Ainda no domingo, receberão a segunda dose aqueles que tomaram a primeira da Coronavac no dia 25 de julho.

São mais de 19,5 mil pessoas convocadas para receber a primeira e a segunda dose da vacina contra a Covid-19 neste fim de semana. Com a conclusão deste cronograma, que se iniciou na última quarta-feira (11), o Município espera vacinar cerca de 39 mil pessoas com a primeira e segunda dose.

Confirmação do agendamento

A Prefeitura de Uberlândia reforça que o cronograma está sujeito à alteração. A vacinação acontecerá na Arena Sabiazinho, no Ginásio do UTC (entradas das avenidas Cipriano del Fávero e Getúlio Vargas) e no Centro Municipal de Cultura. A confirmação do agendamento é feita por mensagem de texto no celular (SMS), via e-mail para quem optou por preencher o campo no momento do cadastro e também pode ser conferida no Portal da Prefeitura. Devem comparecer aos locais de vacinação somente as pessoas que receberam a confirmação do agendamento.

Revalidação de cadastro de faltosos

Todo o fluxo do agendamento é pensando na capacidade de atendimento dos pontos de vacinação. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia ressalta também a necessidade de as pessoas respeitarem o horário e local do agendamento para evitar a formação de filas. O Município reitera que as pessoas que não compareceram à convocação devem realizar a revalidação do cadastro para serem chamadas novamente. Para solicitar o reagendamento, basta acessar o Portal da Prefeitura. No entanto, a reconvocação acontecerá com no prazo mínimo de 30 dias e quando houver disponibilidade de doses, sem prejuízo ao progresso da vacinação. Confira aqui todas as informações acerca do enfrentamento à Covid-19 em Uberlândia. No entanto, a reconvocação acontecerá com no prazo mínimo de 30 dias e quando houver disponibilidade de doses, sem prejuízo ao progresso da vacinação. Confira aqui todas as informações acerca do enfrentamento à Covid-19 em Uberlândia.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também