O registro de afetos através de arquivos pessoais é o fio condutor utilizado pela artista plástica Beth Shimaru na mostra “Memórias Arquivadas”, que chega, nesta quarta-feira (18), à galeria Geraldo Queiroz, da Casa da Cultura. A exposição é mais uma das oportunidades oferecidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para divulgar a produção local e difundir arte gratuitamente para a população.
Memórias de família, da cultura oriental, das casas que habitou, juntamente a elementos do cotidiano, são elementos materializados pela linguagem poética de Beth Shimaru.
As obras trazem desenhos, pinturas e objetos confeccionados com elementos ressignificados, tais como cacos e outros objetos normalmente descartados. O hábito de guardar os itens começou na infância. O talento se evidencia nas reconexões mentais oferecidas com os fragmentos que rementem ao original, mas propondo convites aos visitantes pela experiência de ressignificar.
Memórias Arquivadas é a primeira exposição individual de Shimaru. Para a artista, uma realização bastante significativa pelo valor estético e cultural do espaço expositivo e contexto de reabertura das exposições presenciais, seguindo os protocolos de biossegurança.
As visitações podem ser feitas de 18 de agosto a 30 de setembro, mediante agendamento das 12 às 17h, pelo telefone: 3255-8252
Sobre a artista
Elizabeth Finholdt Shimaru é graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia. Nascida em Uberaba, Minas Gerais, Shimaru teve contato com a arte desde a infância assistindo aulas com o artista e professor Hélio Siqueira.
Em 2015 inicia estudos no “Studio Casa de Ideias” em Uberlândia com o artista e designer Alexandre França, espaço onde atualmente participa de um grupo de ateliê com outras artistas e ministra aulas de artes. A artista desenvolve trabalhos nas técnicas de desenho e pinturas em especial aquarela e vem explorando a incorporação de objetos em suas composições. Participou de várias exposições coletivas pela “Casa de Ideias” e pelo NUPPE – Núcleo de Pintura e Ensino da UFU durante a graduação em Artes Visuais.
Prestigie!
O quê: exposição “Memórias Arquivadas”
Quando: 18 de agosto a 30 de setembro – agendamento das 12 às 17h (3255-8252)
Onde: Sala Geraldo Queiroz – Casa da Cultura Praça Coronel Carneiro, 89 – Bairro Fundinho