Notícias

Escolas municipais distribuem tablets adquiridos pela Prefeitura para os alunos da rede pública

Mais de 11 mil aparelhos estão sendo entregues para os estudantes do ensino fundamental devidamente cadastrados e ativos no programa Bolsa Família
20 de agosto de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

O empenho em aprimorar cada vez mais o ensino da rede municipal de Uberlândia e driblar as dificuldades impostas pela pandemia, principalmente aos alunos mais vulneráveis, são prioridades para a gestão de Odelmo Leão, ao lado da Secretaria Municipal de Educação.

Desde o anúncio da aquisição de 11.375 tablets para complementar o Escola Em Casa e o início da entrega durante evento realizado na última quarta-feira (18), as escolas municipais já estão distribuindo os kits que compõe o tablet, carregador, cabo USB, capa de proteção e cartão para acesso à internet com cinco gigas para os alunos do ensino fundamental, inscritos e ativos no programa Bolsa Família. Nesta sexta-feira (20), a Escola Municipal Prof. Ladário Teixeira, localizada no bairro Marta Helena, recebeu a primeira remessa com 35 tablets e distribuiu imediatamente aos alunos contemplados.

Bianca Vitória, de 15 anos de idade, é uma das alunas da escola que se deslumbrou ao tirar o tablet novo da embalagem. A partir de hoje, o estudo sairá do celular antigo para a nova tela. “Eu tentava acompanhar as videoaulas pelo meu celular que é muito ruim e muitas coisas não acessavam. Agora com o tablet que já vem com a internet vai melhorar bastante. Nunca imaginei que a gente ganharia isso!”, festejou a estudante do 9º ano.

Orgulhosa pela empolgação de Bianca, estava a mãe, dona Rosana Almeida, que emocionada, agradeceu a ação da Prefeitura: “É muito bonito o que o prefeito está fazendo para os alunos. Eu não tenho condições financeiras de ajudar minha filha com um novo celular e de colocar internet em casa. E recebendo tudo isso para ela estudar melhor, é muito maravilhoso mesmo!”.

Durante a entrega, o diretor da escola, Cidelmar Pereira, explicou detalhadamente para pais e alunos sobre a utilização do aparelho, os deveres, cuidados e frisou que nenhuma tecnologia supre a importância e o papel do professor. “O tablet é mais uma ferramenta, um auxílio que traz autonomia maior para o estudante, integrando-o com o mundo virtual, que é uma necessidade nos dias atuais, mas claro que a relação professor e aluno é insuperável, e sua importância é indiscutível. É uma ação fantástica da Prefeitura e muito certeira, que une tecnologia com a humanização entre escola e estudante, através da exibição das aulas com mais qualidade para aqueles que não tinham nenhum aparelho.” Celebrou o diretor.

Escolas municipais distribuem tablets adquiridos pela Prefeitura para os alunos da rede pública 1
Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

O empréstimo só será feito mediante assinatura do Termo de Responsabilidade e Autorização de Uso por parte do aluno maior de 18 anos ou de seu responsável legal. A utilização correta, assim com o transporte, será de responsabilidade do usuário, sendo proibido o empréstimo a terceiros. Qualquer dano no equipamento, durante o período de empréstimo, será de responsabilidade do aluno e de seu responsável, devendo ser informado imediatamente à unidade escolar.

O tablet, juntamente com todos os acessórios concedidos, estará com o aluno até a conclusão do ano letivo ou cancelado quando o estudante se ausentar das atividades escolares (virtual ou presencial) por três dias consecutivos e sem justificativa, solicitar sua transferência escolar, desistir do empréstimo ou abandonar a escola.

Os alunos não poderão acessar informações na internet incompatíveis com a classificação indicativa de faixa etária, bem como gravações ou fazer downloads ilegais ou materiais protegidos por leis de propriedade intelectual e industrial.  A resolução que regulamenta o empréstimo dos equipamentos foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 9 de agosto.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também