Notícias

Prefeitura ultrapassa 60% da população vacinada com ao menos uma dose contra Covid-19

Imunização contribuiu para a redução de 36% na taxa de ocupação dos leitos de UTI; taxa de contágio chega a 0,72 é a menor desde março deste ano
20 de agosto de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Cleiton Borges - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Uberlândia ultrapassou, nesta sexta-feira (20), 60% da população geral estimada pelo IBGE vacinada com ao menos a primeira dose ou dose única contra a Covid-19. Uma conquista que só foi possível de ser atingida por causa dos esforços da Prefeitura em otimizar todo o sistema de imunização, com a montagem de novos pontos de vacinação e a organização dos horários e locais de aplicação das doses.

A contínua evolução da vacinação tem contribuído, principalmente, na redução das taxas de ocupação de leitos de UTI e de contágio. Conforme monitoramento municipal, só neste mês de agosto, houve redução de 36% no número de pessoas com Covid-19 internadas em UTIs na rede pública e privada.

Já a taxa de contágio, medido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que registrou índice 1,2 no dia 26 de julho, caiu para 0,72 no dia 16 de agosto. Ou seja, cada 100 infectados teriam capacidade para infectar outras 72 pessoas. Situação que representa perda de potencial de transmissibilidade, uma vez que a taxa de contágio considerada estável pelos especialistas está abaixo de 1.

Prefeitura ultrapassa 60% da população vacinada com ao menos uma dose contra Covid-19 1

Relação de doses recebidas e aplicadas

Chegando próximo a 600 mil doses aplicadas, Uberlândia atinge o maior percentual de doses administradas em relação às recebidas dentre as cidades mais populosas de Minas Gerais, com 94,41% de aplicação. Seguida por Uberaba (93,41%) e Montes Claros (93,05%), também a frente da capital, Belo Horizonte (80,58%) e das cidades de Juiz de Fora (88,44%) e Contagem (84,49%). Os dados foram apurados nos respectivos vacinômetros municipais e do estado de Minas Gerais até às 17h30 desta sexta-feira (20).

Números da semana

De terça-feira (17) até esta sexta (20), Uberlândia vacinou quase de 25 mil pessoas, entre primeira e segunda dose. Com essa última etapa, a cidade alcançou também a quantidade de mais de 190 mil pessoas com o ciclo completo, seja com as duas doses necessárias ou com dose única, atingindo a marca de 27,19% da população vacinada. A frente de Joinville (22,53%) e Natal (24,25%), que tem população parecida e maior que Uberlândia, respectivamente.

Para o fim de semana a expectativa é vacinar mais 21 mil pessoas com a primeira dose nos grupos prioritários que pertencem ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, os faltosos que fizeram o recadastramento e o público geral com idade até 26 anos. A imunização acontece na Arena Sabiazinho, no Ginásio do UTC e no novo ponto de vacinação montado no Centro Municipal de Cultura.

Consulta ao cadastro e agendamento

A vacinação acontece por meio de um cadastro que precisa ser feito no Portal da Prefeitura. Para isso, é preciso acessar a aba “Enfrentamento ao Coronavírus” no botão “Cadastro Vacinação”.

Para aquele que já está cadastrado, o Portal da Prefeitura oferece a função “Consultar Agendamento”. Nesta opção é possível acompanhar o agendamento da imunização. Basta digitar o CPF e a data de nascimento de quem foi cadastrado para ter acesso às informações como o agendamento, além da data, hora e local da aplicação. Vale lembrar que mesmo com esta opção, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS) e por e-mail, caso tenha preenchido o dado no momento do cadastro.

Devem comparecer aos locais de vacinação somente as pessoas que tiveram o agendamento confirmado. Todo o fluxo do agendamento é pensando na capacidade de atendimento dos pontos de vacinação, por isso a Prefeitura de Uberlândia ressalta a necessidade de as pessoas respeitarem o horário e local do agendados para evitar a formação de filas.

O Município reitera que as pessoas que não compareceram à convocação devem realizar a revalidação do cadastro para serem chamadas novamente. Para solicitar o reagendamento, basta acessar o Portal da Prefeitura.  No entanto, a reconvocação acontecerá com no prazo mínimo de 30 dias e quando houver disponibilidade de doses, sem prejuízo ao progresso da vacinação.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também