Notícias

Dmae já substituiu 19 mil hidrômetros em 2021

Medida segue norma do Inmetro que recomenda a troca dos medidores com mais de sete anos de uso
24 de agosto de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) substituiu preventivamente 19 mil hidrômetros em Uberlândia, até o último dia 20 de agosto. O número equivale a 67,9% dos 28 mil medidores previstos para serem trocados em 2021. A substituição atende portaria do Instituto Nacional de Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que prescreve a verificação ou troca do medidor com sete anos ou mais de uso. O parque de hidrômetros da cidade conta com mais de 202 mil unidades e a substituição ocorrerá em 13,86% desse total.

A troca do medidor é gratuita e os moradores receberam a notificação com antecedência junto à conta de água, avisando sobre o serviço. O trabalho está sendo realizado por técnicos do Dmae, identificados com crachá, uniforme e veículo (motocicleta) da autarquia. Caso o morador tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com o setor de hidrometria pelo número 3228-7754.

 Nos últimos dois meses, as equipes têm feito a substituição no Centro, nos bairros Altamira, Aparecida, Bom Jesus, Brasil, Carajás, Cidade Jardim, Copacabana, Morumbi, São Jorge, Sucupira, Planalto, Shopping Park, Tocantins, Residencial Lago Azul, Umurama e nos Distritos de Martinésia, Tapuirama e Cruzeiro dos Peixotos. No próximo mês será a vez do Daniel Fonseca, Jaraguá, Planalto, Jardim das Palmeiras, Tubalina.

De acordo com o coordenador do núcleo de hidrometria, José Augusto Alves da Silva. A substituição dos hidrômetros tem seguido o cronograma planejado. “Todo ano realizamos esta manutenção preventiva, garantindo assim a confiabilidade da leitura do equipamento para o contribuinte”, afirmou.

Irregularidades

O Dmae também tem notificado os moradores que estão com hidrômetros fora de padrão, como obstrução por concreto, solda irregular, acúmulo de terra, arame ou cadeado. Neste caso, o munícipe tem até 30 dias, a partir da notificação, para regularizar o acesso, com risco de multa e até suspensão do atendimento. Somente após a regularização, o Dmae realiza a troca.

Laboratório

A aferição do hidrômetro é o que garante a confiabilidade na medição e a cobrança justa pela água consumida. Antes da substituição, os novos medidores passam por análise em uma bancada no laboratório de hidrometria do Dmae. A autarquia possui um dos mais modernos laboratórios de hidrometria do país.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também