A artista e fotógrafa Isabela Lima abre o baú de memórias da própria família e divide as felizes recordações com toda a população de Uberlândia. Apoiada pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a exposição “Fundinho atemporal” recebe os visitantes na sala Fundinho Cultural 2, na Oficina Cultural.
A mostra faz parte dos inúmeros eventos culturais e artísticos que estão acontecendo em comemoração aos grandiosos 133 anos de Uberlândia. Segundo a secretária da pasta responsável, Mônica Debs, é a exaltação de Uberlândia também pela extensão do olhar. “É uma forma de aplaudir e reverenciar toda a história de nossa terra também pela fotografia e parabenizá-la por tanto acolhimento e evolução”, festejou a secretária.
A exposição leva o acervo de uma tia-avó da artista que carinhosamente fotografava Uberlândia e incluía nas cartas que escrevia aos parentes que não moravam no município, mostrando a evolução e as belezas da cidade. Tais fotos, se mantiveram admiradas e guardadas a sete chaves por mais de 80 anos e, agora, saem do século passado e saltam aos olhos dos visitantes, neste ano de 2021 até 30 de setembro.
Sobre a coleção
A coleção de fotografias em exibição transporta o amante de Uberlândia para uma saudosa e incrível viagem no tempo em vários locais do município, em meados da década de 40. O trabalho de Isabela Lima revive as fotos em tom de sépia.
Segundo Isabela Lima, a autora da exposição, além da relíquia da família, há fotografias minuciosas de Uberlândia em sua contemporaneidade. “Percorri, através da arte da fotografia, prédios memoráveis, lugares ainda preservados, novas construções e registrei também o dia a dia da população. E saudar e homenagear Uberlândia através de fotos, é eternizar toda a história para as nossas e futuras gerações.” Celebrou a artista.
Isabela Lima
A fotógrafa é nascida em Uberlândia e tem como formação o curso superior em Pedagogia. O interesse pela fotografia artística sempre existiu, mas se aprofundou há cerca de 12 anos, quando surgiu uma paixão e curiosidade profunda em aprofundar sobre o tema, fotografando paisagens, lugares históricos e animais do cerrado. Durante a trajetória, Isabela Lima teve uma de suas fotos selecionada em evento internacional de fotografia que reuniu centenas de fotógrafos na Servia, em 2020.
Prestigie!
Exposição “Fundinho Atemporal” – Fotografias de Isabela Lima
Quando: Até dia 30 de setembro
Local: Oficina Cultural – Sala Fundinho Cultural 2 – Rua Tiradentes, 24. Fundinho.
Horários: 12h às 17h – (34) 3255-8252 e (34) 3214-9889