O paratleta Mateus Carvalho e o assistente esportivo Oscar Carvalho – do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), associação parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) – estreiam nos Jogos Paralímpicos de Tóquio nesta sexta-feira (27), às 23h55 (horário de Brasília), na bocha individual.
O primeiro desafio de Mateus será contra Keisuke Kawamoto, do Japão. Em seguida, ele enfrenta Tse Tak Wah, de Hong Kong, no domingo (29), às 6h25 (horário de Brasília), e Jeong Howan, da Coreia do Sul, também no domingo, às 23h55. Caso se classifique, ele disputará a final na quarta-feira (1º), às 21h30. Entre os dias 2 e 4 de setembro, a dupla também compete na bocha por equipe.
Estreante em paralimpíadas, Mateus Carvalho, 28 anos, tem importantes conquistas em seu currículo, como o bicampeonato brasileiro (2015 e 2018), a medalha de ouro na Copa América de pares e equipes (2015), a medalha de prata (individual) e a medalha de ouro (pares) no Campeonato Regional das Américas (2018), a medalha de ouro (pares) e a de bronze (individual) na Copa América (2019), além do ouro (pares) nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (2019).
“Nós treinamos bastante e daremos nosso melhor em busca do melhor desempenho possível, tendo como objetivos principais fazer grandes partidas e representar nossa cidade”, disse o paratleta Mateus Carvalho.
No halterofilismo, Lara Lima competiu na categoria “Feminino – Até 41 kg” do halterofilismo na madrugada de terça-feira (26) e obteve a 7ª colocação, ao levantar 88 kg. Já Rodrigo Parreira, compete no atletismo nos dias 30 de agosto, no salto em distância, e 3 de setembro, nos 100 metros rasos.
De Uberlândia para Tóquio
Das associações parceiras da Futel, também estão nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Lara Lima (halterofilismo), Jovanna Costa (assistente esportiva de bocha), Weverton Santos (treinador de halterofilismo) e Vander Fagundes (fisioterapeuta), todos da equipe CDDU/Futel, e ainda Rodrigo Parreira (atletismo), da Aparu/Futel.
Além dos paratletas de associações parceiras da Futel, Uberlândia é representada na competição por paratletas do Praia Clube. Os convocados foram o tenista Gustavo Carneiro, os nadadores Gabriel Bandeira, Gabriel Melone, João Pedro de Oliveira, Laila Suzigan, Ruan Felipe de Souza e Vanilton do Nascimento Filho e o treinador Alexandre Vieira. Também de Uberlândia, estão na delegação brasileira o chefe de missão, professor Alberto Martins da Costa, e o coordenador técnico de halterofilismo, Silvio Soares dos Santos.
Fique ligado na agenda!
Jogos de Mateus Carvalho e Oscar Carvalho na bocha individual (classificatória)
Sexta-feira (27)
23h55 – Mateus Carvalho x Keisuke Kawamoto (Japão)
Domingo (29)
6h25 – Mateus Carvalho x Tse Tak Wah (Hong Kong)
23h55 – Mateus Carvalho x Jeong Howan (Coreia do Sul)