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Rebaixamento do túnel da Av. Geraldo Motta Batista atinge 60% de conclusão

Readequação faz parte do projeto de reajuste do trânsito no local
3 de setembro de 2021
Foto: Cleiton Borges - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A readequação que envolve o rebaixamento do Túnel Maria Rico Mundo, na avenida Geraldo Motta Batista, sob a avenida Getúlio Vargas, alcançou, nesta semana, 63% da obra concluída. Após finalizar o desvio da galeria de água que passava sob o túnel e a construção de uma segunda galeria auxiliar, a estrutura do túnel foi demolida, para ser refeita nos moldes do novo projeto. O empreendimento é mais um viabilizado pelo programa Uberlândia Integrada.

Com o objetivo de facilitar a passagem de veículos de grande porte pelo local, a altura da trincheira vai passar dos antigos 3,16 metros para 4,7 metros. Toda a mudança foi pensada pelo município para que caminhões e ônibus consigam trafegar pelo trecho sem riscos de se chocarem com a estrutura.

A ordem de serviço foi dada no início do último mês de agosto e os trabalhos são realizados pela BT Construções LTDA, escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é um sistema licitatório mais ágil. A fiscalização é feita pela Secretaria Municipal de Obras.

Mudança no trânsito

Enquanto as melhorias são implementadas, os motoristas devem continuar atentos às mudanças no trânsito da região. As alterações foram organizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) para facilitar o trajeto de quem passa pelo local. Confira o que mudou e as orientações:

  • A avenida Geraldo Motta Batista, após a rua Horácio Rezende até a rua Santa Helena, no bairro Daniel Fonseca, está interditada;
  • No cruzamento da rua Varginha com a avenida Getúlio Vargas, será instalado um semáforo;
  • Executada ela Secretaria de Obras, uma alça de acesso foi aberta na avenida Getúlio Vargas para permitir que o tráfego siga pela rua Coronel Tobias Junqueira sentido bairro. Uma das pistas da avenida Getúlio Vargas sobre a ponte passou a ter sentido duplo de circulação.

Tráfego na avenida Geraldo Motta Batista sentido Centro – Bairro

  • Ao sair da avenida Rondon Pacheco, acesse a avenida Geraldo Motta Batista e faça uma curva suave à direita na rua Laguna. Depois vire à direita na avenida Getúlio Vargas, à esquerda na rua Varginha e à esquerda na rua Honório Rezende para ter acesso novamente à avenida Geraldo Motta Batista.

Tráfego na avenida Geraldo Motta Batista sentido Bairro – Centro

  • Vire à esquerda na rua Honório Rezende, à direita na rua Varginha e acesse a avenida Getúlio Vargas. Utilize a alça de acesso para entrar na rua Coronel Tobias Junqueira

Uberlândia Integrada

A etapa II do programa Uberlândia Integrada foi retomada em novembro de 2018. No total, serão cerca de R$ 140 milhões investidos na construção de pontes, trincheiras, prolongamento de vias e recapeamento, fazendo dele o maior pacote de obras viárias da história cidade. O montante é fruto do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), feito junto à Caixa Econômica Federal.

Lançado inicialmente em 2011, o programa já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua primeira etapa, como o Corredor Estrutural Leste e o Terminal Novo Mundo.

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