Notícias

Biblioteca Municipal Juscelino Kubistchek de Oliveira e sucursais reabrem para atendimento presencial

A partir de segunda-feira (13), espaços receberão frequentadores com normas de biossegurança preestabelecidas
10 de setembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Cleiton Borges/ Secretaria de Governo e Comunicação

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informa que, a partir desta segunda-feira (13), a Biblioteca Municipal Juscelino Kubistchek de Oliveira, localizada no Centro Municipal de Cultura (antiga Praça do Fórum), a Biblioteca Sucursal do bairro Roosevelt, situada na Praça Guilherme de Freitas Paraíso (ao lado do poliesportivo) e a Biblioteca CEU Shopping Park, que fica na rua Juvenília Mota Leite, n° 700, retomam os atendimentos presenciais. O horário de funcionamento será de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Para manter a organização e cumprir as normas de segurança contra Covid-19, algumas medidas foram tomadas, como limite de leitores, disponibilização de álcool em gel, utilização obrigatória de máscara nas dependências, entre outros.

Confira todas as medidas e orientações abaixo:

  • Limite de 15 leitores nos espaços da Biblioteca Municipal e de 8 leitores na Biblioteca Roosevelt e Biblioteca CEU Shopping Park. Todos respeitando o prazo de até duas horas por pessoa, no local. O horário de entrada será marcado na recepção. Caso seja necessário exceder o tempo, os servidores responsáveis irão analisar a disponibilidade.
  • O estacionamento do Centro Municipal de cultura será apenas para servidores ou atendimentos rápidos como empréstimo, devolução ou doação de livros e agendamentos para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, caso haja disponibilidade. Lembrando que a vacinação continuará acontecendo no espaço.
  • Será disponibilizado álcool em gel na entrada das bibliotecas. O usuário deverá ter em mãos seu próprio produto para manusear objetos pessoais como caneta, copo, fones de ouvido e NÃO COMPARTILHAR COM NINGUÉM.
  • O leitor deverá ir diretamente ao setor que irá lhe atender, evitando transitar nos corredores sem necessidade.
  • Ocupar a mesa individualmente nos setores de atendimento à pesquisa.
  • Utilizar máscara (Lei Estadual 23.636, de 17/04/2020). Não será permitida a ENTRADA E PERMANÊNCIA nas bibliotecas, os usuários que estiverem sem máscara. 
  • A secretaria solicita que leitores ou estudantes não compareçam à biblioteca com sintomas gripais.
  • Antes de manusear objetos de uso compartilhado, lavar as mãos, após o uso, lavar novamente.  Evitar levar as mãos à boca e nariz.
  • Quem ainda não tiver o cadastro na Biblioteca, trazer documento de identificação com foto e comprovante de endereço atualizado.
  • Evitar manusear o telefone celular (se for necessário usar sempre no silencioso) usar apenas para consultas quando necessário, não ouvir nenhum áudio sem fone de ouvido.
  • O leitor deverá usar álcool em gel para higienizar as mãos antes de pegar as chaves dos escaninhos e após devolvê-las, também antes e após tocar em teclados para a digitação de senhas para empréstimo de livros, computadores e outros equipamentos disponibilizados ao público.
  • Setor Infantil:  Poderá ter a permanência de quatro pessoas com limite máximo de 30 minutos por vez.
  • SERÁ PROIBIDO o consumo de alimentos nas dependências da Biblioteca.
  • O leitor poderá fazer a consulta ao acervo em sua casa, através do sistema Pergamum (clique aqui). De forma virtual, é possível escolher o livro desejado, anotar o número de chamada da obra e apresentar ao servidor no balcão de Empréstimos e Referência para facilitar e agilizar o atendimento para que fique mais tempo na biblioteca em uso do espaço, evitando assim mais filas.
  • Devido à pandemia, a Banda Municipal de Uberlândia permanece ensaiando no espaço aberto do Centro Municipal de Cultura, portanto, caso o leitor ou estudante que pretende comparecer à Biblioteca Municipal e se incomode com o som, levar fones de ouvido ou aparelho auricular.  Horários dos ensaios: 8h às 9h e 10h às 11h, de segunda a sexta-feira.
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também