A ampliação do sistema de drenagem pluvial da avenida Getúlio Vargas está prestes a ser concluída. Com 87% de execução, a obra, que é conduzida pela Prefeitura de Uberlândia por meio do programa Uberlândia Integrada II, está sendo executada com recursos remanescentes da fase I do programa. Com a conclusão da melhoria, o sistema vai garantir o escoamento ideal da água da chuva na extensão e em parte do entorno da avenida.
Nesta etapa final, estão sendo instalados tabulações de 1200 milímetros de diâmetro no trecho entre a avenida Sândalo até a avenida das Gameleiras, no bairro Jaraguá. Com a conclusão da instalação destes tubos, serão feitas as últimas caixas de passagem com posto de visita e algumas bocas de lobos, além do asfalto após a conclusão do trabalho.
Adaptação do entorno
Para garantir a eficiência do sistema, parte do entorno também vai receber melhorias. Para isso, está sendo executado na Avenida Indaiá um canal para um grelhão, que se trata de ume mecanismo de captação de água maior.
Com a finalização da instalação dos tubos na avenida Getúlio Vargas, a rede de drenagem na Rua do Motorista, no bairro Jardim das Palmeiras, vai estar concluída. No local, a drenagem se trata de uma tubulação de 600mm de diâmetro e outro grelhão que ainda será instalado.
Uberlândia Integrada
Lançado inicialmente em 2011 pelo prefeito Odelmo Leão (2005-2012), o programa Uberlândia Integrada já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua primeira etapa, como o Corredor Estrutural Leste e os terminais Novo Mundo e Dona Zulmira.
Em 2018 foi iniciada a segunda etapa do Uberlândia Integrada e foram feitas intervenções viárias como construções de viadutos, pontes, trevos, trincheiras, travessias e recapeamento de vias em toda a cidade.