Notícias

Feira Novo Agro retorna nesta terça-feira (14) no Parque do Sabiá

Plantas Alimentícias Não Convencionais comercializadas no local despertam interesse de pesquisadores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
14 de setembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Andressa Andrade/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI), retoma as atividades da Feira Novo Agro, no Parque do Sabiá, nesta terça-feira (14). A Feira Novo Agro acontece em todas as terças-feiras ainda no Quiosque Multiuso. A iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento sustentável por meio da produção agrícola orgânica, agroecológica ou em transição.

Organizada pela SMAEI, a feira conta com barracas de hortifruti de produtos agroecológicos, produtos orgânicos, mel e derivados, panificação e confeitaria, além de barracas de artesanato e faz parte do programa Novo Agro. O produtor rural que queira utilizar do espaço para comercializar na feira pode procurar a SMAEI por meio do telefone 3239-2629.

Produtos despertam interesse de pesquisadores

Nesta retomada, pesquisadores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) vão fazer uma visita à feira para avaliar o potencial de parcerias com os produtores através de projetos de extensão da instituição. Os pesquisadores demonstraram interesse em desenvolver pesquisas relacionadas às Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e em uma variedade específica de babata, que são cultivadas pelos produtores cadastrados na feira.

Novo Agro

O Novo Agro fomenta o sistema de produção sustentável por meio do acompanhamento e de capacitações para os produtores, o programa foi criado pela Prefeitura de Uberlândia em 2017, por meio das Secretarias Municipais de Agronegócio, Economia e Inovação e já contabilizou mais de duas mil pessoas beneficiadas por suas ações, que são divididas em seis pilares: agroindústria, avicultura caipira, agroecologia, aquicultura, turismo rural e gastronomia.

Feira Novo Agro retorna nesta terça-feira (14) no Parque do Sabiá 1
Fotos: Andressa Andrade/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

A Feira Novo Agro faz parte do pilar agroecologia, que consiste na produção sustentável, sem emprego de transgênicos ou agrotóxicos e considerando todo ecossistema envolvido, incluindo os componentes ecológicos, socioculturais, técnicos e econômicos.

Além de acompanhamento técnico e capacitações, o Novo Agro promove a realização de eventos, feiras, doação de mudas e oportunidades de mercado, além de adequações na legislação municipal para facilitar a profissionalização dos pequenos produtores.

Prestigie!

O quê:  Feira Novo Agro

Onde: Parque do Sabiá, no Quiosque Multiuso (entrada pela avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery)

Quando: semanalmente, sempre às terças-feiras, das 16h às 19h30

Entrada: gratuita

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também