Notícias

Ambulatório Herbert de Souza amplia horário para testagem de ISTs na próxima semana

Orientações sobre prevenção e tratamento são reforçadas diante o aumento de casos de sífilis
15 de setembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Araípedes Luz - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Conscientizar sobre os riscos de contágio e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são estratégias empregadas na rotina de atendimentos do Ambulatório Herbert de Souza. No próximo dia 23, o Programa IST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde, ampliará o horário de atendimento para a realização de testes rápidos das 16h às 19h, sem necessidade de agendamento.

A medida pretende sensibilizar a população principalmente em relação à sífilis e sífilis congênita (passada de mãe para criança durante a gestação), que apresenta aumento anualmente. Entre janeiro e junho deste ano, foram 200 casos gerais e 89 em gestantes. Ao longo de 20020, foram, respectivamente, 332 e 175 novos registros.

A sífilis é causada por uma bactéria, transmitida por meio da relação sexual desprotegida. A coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Cláudia Spirandelli destaca que a infecção tem cura e o tratamento é disponibilizado gratuitamente em todas as unidades de saúde do município.

“Temos registado um aumento de diagnósticos de sífilis, por isso essa iniciativa de sensibilizarmos quanto à testagem. No caso da sífilis congênita, as sequelas para o bebê incluem doenças cardíacas e neurológicas. É importante que o teste seja feito periodicamente, especialmente antes da gravidez e no caso de exposição recente. É importante também que, no caso do resultado positivo, o parceiro inicie o tratamento para evitarmos a transmissão”, afirmou.

Além da sífilis e sífilis congênita, durante o horário especial serão realizados testes rápidos de HIV e hepatites B e C, além de orientações sobre uma vida sexual saudável.

Teste Rápido

Ao contrário do exame sorológico, que demora até dois dias para obter resposta, o teste rápido tem o resultado entre 15 e 20 minutos. O exame é feito no Ambulatório Herbert de Souza e algumas unidades de saúde. Através dele é possível detectar também a presença do vírus HIV e das hepatites B e C.

Para fazer o exame, os enfermeiros coletam uma gota de sangue, que é colocada em um kit (uma plaqueta) junto com o reagente. Nos casos em que o resultado para sífilis é positivo na primeira amostra, o paciente é direcionado para realizar um exame sorológico. Assim como todas as unidades de saúde do Município, o ambulatório disponibiliza também o acompanhamento, tratamento e orientações aos pacientes.

O Ambulatório Herbert de Souza fica na rua Avelino Jorge Nascimento, nº 15, bairro Presidente Roosevelt. Para atendimentos, basta apresentar a Carteira de Identidade. Devido às medidas de biossegurança e distanciamento social, com exceção dia 9 de setembro, os exames devem ser agendados, das 7h às 11h ou das 13h às 16h. Para mais informações, ligue (34) 3215-2444.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também