Notícias

Dia Mundial de Segurança do Paciente é celebrado nas unidades da rede municipal

Equipe da UBSF Marta Helena desenvolveu uma peça de teatro e roda de conversa para abordar o tema com a comunidade
17 de setembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação

Garantir a segurança do paciente é uma das prioridades das equipes das unidades de saúde da rede municipal. Para reforçar com os profissionais esse compromisso com a comunidade, as unidades de saúde celebraram, nesta sexta-feira (17), o Dia Mundial de Segurança do Paciente. A data tem como objetivo aumentar a conscientização dos profissionais de saúde, gestores, pacientes e sociedade sobre a importância da promoção de práticas seguras nos serviços de saúde.

 Neste ano, o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é “Cuidado materno e neonatal seguro”. O objetivo é prevenir os danos que ocorrem devido aos cuidados maternos e neonatais inseguros durante a gravidez, o parto e os primeiros dias de vida. Por isso, a equipe da Unidade Básica de Saúde de Família (UBSF) do bairro Marta Helena desenvolveu uma ação voltada para este público.

 Por meio de uma peça de teatro e uma roda de conversa com as gestantes atendidas pela unidade, as profissionais reforçaram com a equipe e a comunidade a importância da segurança do paciente e das as orientações pertinentes e indispensáveis de serem realizadas no atendimento materno-infantil, conforme explicou a enfermeira Kamilla Santos Leite.

“Quando a equipe é segura, o resultado é o paciente seguro. Por meio de uma encenação e roda de conversa com gestantes, compartilhamos com a comunidade sobre nosso trabalho, como a identificação correta do paciente, a eficácia da comunicação, a segurança na administração dos medicamentos, além de reduzir os riscos de infecção e quedas”.

 A manicure Tatiele Nascimento Souza está na 35ª semana de gestação. Pensando no seu bem-estar e da Valetina, esteve atenta às explicações das profissionais. “É muito importante sabermos dos nossos direitos como paciente e que existem vários tipos de cuidados que garantem nossa segurança, como as dicas para evitar quedas que podem nos prejudicar”.

Primeiras atividades

A ação em celebração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente é uma das primeiras atividades da UBSF Izalina Marques Camargo – UBSF Marta Helena, que iniciou os atendimentos nesta semana. Com 589,8 m² de área construída, a UBSF tem capacidade de atendimento de aproximadamente 12 mil moradores do entorno e está localizada no cruzamento das avenidas Balaiadas e Elis Regina, garantindo acompanhamento em um local mais acessível e amplo.

O nome da UBSF é uma homenagem a Senhora Izalina Marques Camargo, uma mulher que sempre dedicou com disposição, alegria e simplicidade sua vida à família, aos amigos e a prática da fé. Mãe de seis filhos, ensinou valores fundamentais a eles, principalmente no trabalho, amor, retidão e força.

Dia Mundial de Segurança do Paciente é celebrado nas unidades da rede municipal 1
Foto: Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação

Com investimento de pouco mais de R$ 2 milhões, o projeto dispõe de recepção, sala de espera, sala de coleta, sala de vacinação, sala de cuidados básicos, sala de triagem, consultórios, depósito, vestiário, farmácia, dentre outros espaços administrativos e de serviços internos.

A estrutura tem capacidade para até três equipes de atendimento do Programa Saúde da Família (PSF). A princípio, o novo local vai acomodar as duas equipes já existentes no bairro e que atuavam em imóveis alugados, que eram as unidades Marta Helena I (avenida Cabanadas, nº 330) e  Marta Helena II (Comendador Alexandrino Garcia, nº 952).

As novas UBSFs são exemplos do empenho na melhoria da qualidade estrutural de atendimento na cidade.  Ao todo, foram oito UBSFs inauguradas nas duas gestões do prefeito Odelmo Leão. A mais recente entregue à população foi a unidade do bairro Shopping Park.  

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também