Notícias

Exposições culturais imperdíveis promovidas pela Prefeitura de Uberlândia durante o mês de setembro

Veja as exposições de setembro nas galerias do Centro Municipal de Cultura, Casa da Cultura, Espaço Cultural do Mercado e muito mais.
17 de setembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Com a abertura gradativa dos espaços culturais em Uberlândia, as exposições presenciais estão voltando aos poucos a fazer parte do cotidiano dos uberlandenses. Mesmo em momento pandêmico, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo permanece potencializando os esforços de artistas e servidores da pasta para manter a cidade abastecida com a sensibilidade das atividades artísticas e culturais

Novas exposições incríveis já estão abertas para visitação gratuita, seguindo protocolos de biossegurança, através de agendamento pelo telefone (34) 3235-7790, confira e agende sua visita.

Exposições culturais imperdíveis promovidas pela Prefeitura de Uberlândia durante o mês de setembro 1
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Exposição “Aço, Cortes e Cores”

Mostra artística que apresenta a trajetória criativa do arquiteto, empreendedor e artista Breno Medeiros, através de muito conhecimento e investimento massivo em tecnologia, manuseia não apenas o aço, mas vários materiais trazendo dobraduras, cortes diferenciados feitos a laser (com equipamentos sofisticados) e múltiplas tonalidades.

Exposição “Aço, Cortes e Cores” de Breno Medeiros

Quando: Até dia 30 de setembro

Local: Centro Municipal de Cultura (antigo Fórum) – no espaço Pena Branca e Xavantinho

Horários: 12h às 17h – agendamento (34) 3236-8011

Exposição “Peregrinações: Fotoetnografias e Fantasmagorias

A exposição “Peregrinações: Fotoetnografias e Fantasmagorias”, da artista uberlandense Cíntia Guimarães expõe fotografias que retratam uma relação da imagem com os princípios da crença, retornando, assim, à memória autobiográfica da própria artista, na sua forma de entendimento da poesia quase infantil presente no mundo da morte e dos mortos.

Exposição “Peregrinações: Fotoetnografias e Fantasmagorias

Quando: até 30 de setembro de 2021

Local: Galeria de Concreto – Centro Municipal de Cultura

Horário: 12h às 17h – agendamentos: (34) 3236-8011

Exposição “Cidades Oxidadas”

“Cidades Oxidadas” é o nome da exposição que leva as obras do uberlandense Rosemário Souza até a Casa da Cultura, trazendo a continuidade de um trabalho já exposto em 2019, por meio seleção da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Desta vez, o artista plástico foi convidado pelo Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino da UFU (NUPPE).

A coleção com 12 peças explora a arquitetura urbana sob o olhar da degradação e ausência humana. Com ácido fosfórico e gel decapante, o artista trabalha sob placas de aço carbono. Os processos variam e se complementam: oxidação, ferrugens, cortes, dobras, furos e justaposição de formas. O resultado é um convite a adentrar ao intimismo soturno e geometrizado, captado pelo talento de Rosemário Souza.

Exposição “Cidades Oxidadas”

Quando: até 22 de outubro

Horários: 12h às 17h – agendamento (34) 3255-8252

Local:  Sala NUPPE – Casa da Cultura Praça Coronel Carneiro, 89 – Bairro Fundinho

 Exposição “À Flor da Pele”

Obras do pintor Rodrigo Freitas referem-se àquilo que está na iminência de um colapso, quando os humores do corpo transbordam seus limites. Assim também esses trabalhos evocam a insustentável fixidez das coisas, dos espaços, do tempo, da vida.  Nessas pinturas, o corpo é abordado pela perspectiva do abandono e da inércia, embora seja possível vislumbrar nesse vazio de ação as noções de erotismo, solidão e morte.

A banalidade cotidiana parece ser confrontada pelo vermelho que irrompe em todas as imagens, como se estivessem em carne viva. Assim, pela potência da cor, insinua-se nas imagens uma situação insólita, deslocando tudo para o limite tênue entre o real e o absurdo.

Exposição “À Flor da Pele”

Quando: Até 30 de setembro de 2021

Local: Galeria de Arte Ido Finotti no Espaço Cultural do Mercado– Rua Olegário Maciel, 255. Centro. Parte superior do Mercado Municipal, acesso pela rampa.

Horário: 12h às 17h – agendamentos: (34) 3235-7790

Exposição “Fundinho Atemporal”

A artista e fotógrafa Isabela Lima abre o baú de memórias da própria família e divide as felizes recordações com toda a população de Uberlândia, fazendo um resgate sensível e cuidadoso de vários pontos do município fotografados na década de 1940.

 A exposição leva o acervo de uma tia-avó da artista que carinhosamente fotografava Uberlândia e incluía nas cartas que escrevia aos parentes que não moravam no município, mostrando a evolução e as belezas da cidade. Tais fotos, se mantiveram admiradas e guardadas a sete chaves por mais de 80 anos e, agora, saem do século passado e saltam aos olhos dos visitantes.  

Exposição “Fundinho Atemporal” – Fotografias de Isabela Lima

Quando: Até dia 30 de setembro

Local: Oficina Cultural – Sala Fundinho Cultural 2 – Rua Tiradentes, 24. Fundinho.

Horários: 12h às 17h – agendamentos: (34) 3255-8252 e (34) 3214-9889

Exposição “Um olhar sobre a paisagem Urbana de Uberlândia”

O panorama urbano de Uberlândia sob as lentes dos participantes do primeiro Concurso de Fotografia do Centro Universitário UNA é tema de exposição na Casa da Cultura.

As fotos foram selecionadas por uma comissão de fotógrafos de arquitetura e corpo docente da instituição de ensino superior. O coordenador das Engenharias, Arquitetura e Design da instituição, Diego Alvarenga Ferreira, destaca a importância da parceria com a SMCT.

Exposição “Um Olhar sobre a Paisagem Urbana de Uberlândia”

Quando: Até dia 30 de setembro

Local: Sala de Experimentações – Casa da Cultura

Horários: 12h às 17h – agendamentos: (34) 3255-8252

Exposição “Retrôs – Linhas Pictóricas”

Oficina Cultural expõe o trabalho da artista e arquiteta Marcela Finotti em “Retrôs – Linhas pictóricas” da artista, arquiteta e urbanista Marcela Finotti, e apresenta composições feitas com carretéis de linha de costura. Para se ter noção da magnitude da arte de Marcela Finotti, foram usados mais de 5 mil retroses que se transformaram em pinturas, fazendo uma brincadeira entre o rigor matemático-arquitetônico e a fluidez da cor.

Exposição “Retrôs” de Marcela Finotti

Quando: até 30 de setembro de 2021

Local: Galeria de Arte Lourdes Saraiva, localizado na Oficina Cultural – Rua Tiradentes, 24. Fundinho

Horário: 12h às 17h – agendamento  (34) 3214-9889

Exposição “Piquenique. Um encontro marcado na galeria de arte Iolanda de Lima Freitas”

A exposição “Piquenique. Um encontro marcado na galeria de arte Iolanda de Lima Freitas”, dos artistas Dani Lima e Hélio de Lima, é uma coletânea e somatória de páginas de caderno de desenhos, realizados no período de 2020 e 2121, consiste em 90 desenhos impressos sobre papel e vinil

Exposição “Piquenique. Um encontro marcado na galeria de arte Iolanda de Lima Freitas”

Quando: até 30 de setembro de 2021

Local: Galeria de Arte Iolanda de Lima Freitas, no Centro Administrativo Municipal, na avenida Anselmo Alves dos Santos, 600

Horário: 12h às 17h – agendamentos: 3236-8011

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também