Notícias

Prefeito recebe secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade

Assunto é considerado estratégico para fomento de produção e escoamento do pó de basalto
17 de setembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação

O prefeito Odelmo Leão recebeu, na tarde desta quinta-feira (16), em seu gabinete no Centro Administrativo Municipal, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado Fernando Marcato. Em pauta, investimentos em um sistema multimodal para fomento da produção e do escoamento de produtos de Uberlândia e região, com destaque para o pó de basalto e a ampliação da malha ferroviária. O uso desse remineralizador de solo é considerado um importante aliado no desenvolvimento do setor agrário brasileiro, conforme mostram estudos conduzidos desde 2017 pela gestão municipal.

O encontro foi acompanhado de representantes do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), dos deputados estaduais Arnaldo Silva e Leonídio Bouças, do presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Silveira, e dos representantes da empresa Campo. A secretária Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge, também participou da reunião.

“Temos trabalhado para viabilizar a ampliação das malhas rodoviária, ferroviária e aeroportuária de Uberlândia e da nossa região, o que terá  inegáveis benefícios a todo o Estado e país, e é o que reiterei hoje nessa reunião com o secretário de Estado. Apresentamos a ele os resultados que temos obtido sobre o basalto, que realmente pode revolucionar a produção de alimentos no Brasil. Fernando Marcato se mostrou bastante receptivo às nossas demandas e se dispôs a manter tratativas, especialmente no que diz respeito às ferrovias que passam pela nossa cidade”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Na questão ferroviária, a Prefeitura tem trabalho nos últimos anos pela criação do corredor Leste Mineiro e da Ferrovia do Cerrado, além do trecho Uberlândia-Ituiutaba-Chaveslândia (Santa Vitória), cuja regulamentação por meio do Governo de Minas saiu este ano e sobre o qual a VLI, que já opera a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), obteve autorização para investir em sua construção.

Prefeito recebe secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade 1
Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação

Fernando Marcato apresentou ao prefeito as tratativas que têm sido feitas para ampliar o investimento na infraestrutura logística da região de Uberlândia e sinalizou estar trabalhando ativamente para apoiar a ampliação ferroviária. Além disso, demonstrou apoio ao projeto da Prefeitura de Uberlândia no estímulo à produção e distribuição de remineralizadores de solo. “Sou um entusiasta do basalto. O senhor tem aqui um aliado”, declarou o secretário.

Abundante no cerrado mineiro, o basalto é uma rocha silicática de origem vulcânica rica em minerais. Apenas em Uberlândia e região, são 16 mil hectares de um material com altas concentrações de cálcio, magnésio e potássio, entre outros.Os estudos mostram ser esse um produto que pode reduzir em 30% os investimentos para cobrir as necessidades do solo, que hoje são supridas com insumo importado (90% do NPK, composto de nitrogênio, potássio e cálcio usado na lavoura, são comprados fora do país).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também