Notícias

Prefeitura contabiliza mais de 60 mil faltosos da vacinação contra a Covid-19

Quantidade representa pessoas que não comparecem aos agendamentos tanto da primeira quanto da segunda dose; números de solicitação de reagendamento são baixos
17 de setembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Desde janeiro, quando a Prefeitura de Uberlândia iniciou a vacinação contra a Covid-19, mais de 750 mil doses da vacina contra a Covid-19 – somando-se primeira, segunda e dose única – foram aplicadas. E quanto mais doses aplicadas, maior é a imunidade individual e, consequentemente, a cobertura da população em geral. Apesar da campanha de imunização e dos esforços das equipes para levar a vacina à população, o Programa Municipal de Imunização contabiliza 61.200 mil pessoas que não compareceram aos agendamentos.

Para o recebimento da primeira dose, são 49 mil faltosos, sendo que apenas 19.389 solicitaram o reagendamento. Em relação à segunda dose, 12.260 pessoas não compareceram no dia da convocação, e somente 3.289 fizeram o recadastramento para novo agendamento. Ainda segundo o levantamento feito pelo sistema da Empresa Municipal de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, existem, inclusive, pessoas que foram convocadas mais de uma vez, mas não compareceram.

Segundo o coordenador da rede de urgência e emergência, Clauber Lourenço, a Prefeitura de Uberlândia tem trabalhado dentro do que é da sua competência, oferecendo estrutura física e humana, para viabilizar e agilizar a imunização. No entanto, é preciso que a população se conscientize da importância da vacina e faça também a sua parte.

“Receber a dose da vacina é uma proteção da saúde do indivíduo e um bem para a comunidade para controlarmos a doença e evitar, novamente, uma superlotação dos leitos. A prova da eficácia da vacina está na redução da taxa de internação nos últimos dias. Já registramos uma queda de 50% da ocupação dos leitos na rede pública e privada, e a busca por atendimentos nas unidades diminui em 80%. Para continuar reduzindo cada vez mais esses números, as pessoas precisam comparecer aos agendamentos”.

 Para solicitar um novo agendamento, basta entrar no Portal de Prefeitura, acessar a aba “Enfrentamento ao Coronavírus”, clicar no botão “Cadastro para Vacinação” e depois em “Reagendamento”. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que direcionará as solicitações ao Programa de Imunização – setor responsável por marcar uma nova data. O número é 0800-940-1480 (telefone fixo) ou 3256-3800 (ligação de celular).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também