Notícias

Dmae recolhe materiais recicláveis em evento no Dia Mundial da Limpeza

18 de setembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Dmae recolhe materiais recicláveis em evento no Dia Mundial da Limpeza 1

A equipe do Programa Escola Água Cidadã (Peac) do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Limpebrás e Souza Cruz, recolheu, na manhã deste sábado (18), mais de 100kg de materiais recicláveis e 160 litros de óleo, durante evento em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza, no bairro Lagoinha.

Nessa data, diversas pessoas, ao redor do mundo, reúnem-se para limpar praças, parques, praias, mangues, rios ou ruas. A ação do Peac, de acordo com o gerente ambiental do Dmae, Celismar Costa, teve o objetivo de motivar a conscientização sobre a maneira adequada de descartar cada tipo de resíduo. “O óleo disposto de maneira incorreta, por exemplo, acarreta sérios danos ao sistema da rede de esgoto, causando incidentes, como o refluxo, e a contaminação das águas. Da mesma forma, materiais recicláveis, como papel, plástico e vidro, não devem ser vistos como lixo e, por isso, não podem ser jogados em qualquer lugar. Ao fazer a destinação da maneira correta, colaboramos com a preservação do meio ambiente e com a renda de diversas famílias de recicladores”, afirma.

O contribuinte que levou dois litros de óleo de cozinha usado ganhou um litro de óleo de cozinha novo. Da mesma forma, pilhas, baterias e outros recicláveis foram substituídos por materiais de limpeza. “Trocamos 1kg de resíduos por um produto de limpeza, com o objetivo de despertar novos hábitos na população sobre o descarte e estimular as pessoas a participarem da coleta seletiva municipal. Nossa missão, com este evento, foi relembrar o valor desses materiais aos participantes”, finaliza Celismar.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também