A equipe do Programa Escola Água Cidadã (Peac) do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Limpebrás e Souza Cruz, recolheu, na manhã deste sábado (18), mais de 100kg de materiais recicláveis e 160 litros de óleo, durante evento em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza, no bairro Lagoinha.
Nessa data, diversas pessoas, ao redor do mundo, reúnem-se para limpar praças, parques, praias, mangues, rios ou ruas. A ação do Peac, de acordo com o gerente ambiental do Dmae, Celismar Costa, teve o objetivo de motivar a conscientização sobre a maneira adequada de descartar cada tipo de resíduo. “O óleo disposto de maneira incorreta, por exemplo, acarreta sérios danos ao sistema da rede de esgoto, causando incidentes, como o refluxo, e a contaminação das águas. Da mesma forma, materiais recicláveis, como papel, plástico e vidro, não devem ser vistos como lixo e, por isso, não podem ser jogados em qualquer lugar. Ao fazer a destinação da maneira correta, colaboramos com a preservação do meio ambiente e com a renda de diversas famílias de recicladores”, afirma.
O contribuinte que levou dois litros de óleo de cozinha usado ganhou um litro de óleo de cozinha novo. Da mesma forma, pilhas, baterias e outros recicláveis foram substituídos por materiais de limpeza. “Trocamos 1kg de resíduos por um produto de limpeza, com o objetivo de despertar novos hábitos na população sobre o descarte e estimular as pessoas a participarem da coleta seletiva municipal. Nossa missão, com este evento, foi relembrar o valor desses materiais aos participantes”, finaliza Celismar.