O trabalho de sanitização no bairro Santa Mônica segue nesta quarta-feira (22) com bombas costais e tratores. A ação é realizada pela Prefeitura de Uberlândia como uma das medidas de combate à disseminação do novo coronavírus na cidade. O serviço consiste na aplicação de uma substância que não oferece riscos à saúde humana, o quaternário de amônio de 5ª geração.
A sanitização acontece nos bairros que apresentam maior incidência nos mapas de calor. Com mais de 20 profissionais e supervisão da administração pública, o serviço é realizado com bombas costais durante manhã e tarde. Já à noite, há o reforço com dois tratores para atender vias e espaços de grande aglomeração, como é o caso dos terminais de ônibus coletivo.
Película protetora
O trabalho é realizado pela Aerotech Combat, contratada da Prefeitura. O serviço conta com 20 bombas costais automatizadas e dois tratores. A assepsia é feita com uma solução de 0,05% do produto sanitizador e água, que funciona como uma película que mata os micro-organismos e forma uma camada protetora que mantém o local desinfetado.
Diferentemente de outras substâncias, o quaternário de amônio não é tóxico à saúde humana, não causa manchas nem corrói as superfícies. Em ambientes fechados, a recomendação é que o espaço fique isolado por cerca de 60 minutos.