Notícias

Iniciadas as obras de construção do viaduto da avenida Nicomedes Alves dos Santos

Intervenção realizada na zona sul da cidade é mais uma do programa Uberlândia Integrada
23 de setembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais uma demanda antiga da população sairá do papel durante a gestão do prefeito Odelmo Leão. Já estão mobilizadas as equipes que atuarão na construção do viaduto da avenida Nicomedes Alves dos Santos sobre a avenida dos Vinhedos, na zona sul da cidade. A obra beneficiará mais de dez bairros diretamente, além das sete linhas do transporte público que passam pelo local diariamente e deverá ser integrada ao corredor que passará pelo local. A obra é realizada dentro do programa Uberlândia Integrada.

“Estamos atuando em todas as regiões da cidade, promovendo melhorias significativas na mobilidade urbana. Esse foi um compromisso meu e já entregamos diversas obras à população, além das que seguem em construção. Esse será mais um problema resolvido, uma vez que a zona sul é uma das regiões que mais crescem em Uberlândia, além de ser o principal setor de universidades, gerando grande fluxo de veículos. A obra vem para facilitar a vida de todos que passam pelo local”, disse o prefeito Odelmo Leão.

A obra

Localizado na avenida Nicomedes Alves dos Santos sobre a avenida dos Vinhedos, o viaduto terá 240 metros de extensão e duas faixas de rolamento para cada sentido da pista. Entre os bairros beneficiados diretamente estão o Jardim das Acácias, Gávea, Shopping Park, Jardim Sul, Morada da Colina, Cidade Jardim, Jardim Karaíba Gávea Sul, Jardim Indaiá,

Iniciadas as obras de construção do viaduto da avenida Nicomedes Alves dos Santos 1
Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Quando concluída, a estrutura facilitará o trânsito para o transporte público, umas vez que sete linhas passam pelo trecho, com 277 viagens diárias, transportando mais de 10 mil passageiros. Também passam por lá cerca de 120 mil veículos todos os dias.

A intervenção será de responsabilidade da BT Construções, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é um sistema licitatório mais ágil. O valor da obra é de aproximadamente R$ 12,5 milhões e os trabalhos serão fiscalizados pela Secretaria Municipal de Obras.

Intervenções no trânsito

Com o início da obra, algumas intervenções serão feitas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) a partir desta quinta-feira (23). Deste modo, o tráfego de veículos na avenida Nicomedes Alves dos Santos, sentido Centro-Bairro vai acontecer da seguinte maneira:

– Próximo ao Gávea Business, os condutores vão acessar a alameda dos Pinhais (marginal da avenida Nicomedes). Neste trecho, o tráfego na Nicomedes estará totalmente interditado nesse sentido.  Antes de chegar no cruzamento com a avenida Vinhedos, os motoristas irão voltar para a avenida Nicomedes e seguirão o percurso normalmente. A pista ao lado do canteiro central também ficará interditada e a avenida terá duas faixas de circulação após o cruzamento com a avenida Vinhedos.

O tráfego de veículos na avenida Nicomedes Alves dos Santos, sentido Bairro-Centro vai acontecer da seguinte maneira:

– A faixa ao lado do canteiro central estará interditada e os condutores terão duas faixas de circulação.

“Pedimos que os motoristas tenham paciência, uma vez que importantes intervenções serão necessárias para o andamento da obra. Deixaremos tudo sinalizados e aproveitamos esse momento para divulgar como ficarão as novas rotas. Os motoristas devem estar atentos à todas essas mudanças para que problemas sejam evitados”, disse o secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.

Uberlândia Integrada

O projeto é financiado pelo Ministério das Cidades, por meio do Pró-Transportes, retomado no âmbito do Uberlândia Integrada I. O recurso é de caráter vinculado, ou seja, só está autorizado a ser utilizado em obras estruturais de mobilidade.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também