Atuando em três pontos de vacinação nesta quinta-feira (23), a Prefeitura de Uberlândia deu mais um passo na proteção da população contra a Covid-19, aplicando mais de 7,7 mil doses dos imunizantes. Além do público prioritário convocado para receber a primeira dose da vacina na Arena Sabiazianho e no Ginásio do UTC, outro grupo importante foi contemplado nesta quinta: os idosos acima de 80 anos, que receberam a dose de reforço.
A imunização dos idosos aconteceu no drive-thru do estacionamento do Centro Administrativo Virgílio Galassi. Um dos vacinados desta quinta, foi o advogado, historiador e ex-procurador da Prefeitura de Uberlândia, Oscar Virgílio Pereira. Aos 88 anos, o advogado ressaltou a importância de todos comparecerem à convocação.
“Como cidadão nato, é minha obrigação vir, como todas as pessoas. Nessa idade, posso dizer que a experiência me ensinou. As campanhas de vacinação evitaram muitas mortes, e eu sou uma pessoa que escapou de um agravamento da Covid porque estava vacinado. Quem gostar de viver, tem que vacinar. São cuidados para preservar nossa existência”.
A vacinação em Uberlândia continua nesta sexta-feira (24). Dando sequência ao cronograma, continuarão a ser contempladas as pessoas que fizeram o reagendamento para recebimento da primeira dose, os adolescentes com comorbidades ou deficiências permanentes e os idosos acima de 80 anos, que devem receber a dose de reforço.
Cadastro para adolescentes de 12 a 17 anos (comorbidade ou deficiência)
Para os adolescentes que apresentam comorbidades, deficiência permanente ou BPC, a Prefeitura de Uberlândia reforça que pacientes não atendidos pela rede municipal de saúde devem baixar o formulário padrão fornecido na página de cadastro da vacinação (CLIQUE AQUI), no Portal da Prefeitura e preenchê-lo junto ao seu médico. O documento assinado pelo médico deverá ser, obrigatoriamente, anexado ao sistema no momento do agendamento virtual e precisará ser apresentado fisicamente no ato da vacinação.
Orientações para idosos acima de 80 anos
Para os idosos, o município seguirá a recomendação da Nota Técnica nº43 do Ministério da Saúde. De acordo com a Nota, estão aptos os idosos que receberam há pelo menos seis meses a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
A Prefeitura ressalta que os idosos não precisam fazer novo cadastro para receber a dose de reforço. Eles receberão o SMS com dia, hora e local, de acordo com as informações que estão no cadastro, como data de nascimento e de recebimento da última dose.
Agendamento
Devem comparecer aos locais de vacinação somente as pessoas que receberam a confirmação do agendamento. Não serão vacinadas pessoas que não receberam o agendamento. Todo o fluxo do agendamento é pensando na capacidade de atendimento dos pontos de vacinação. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia ressalta também a necessidade de as pessoas respeitarem o horário e local do agendamento para evitar a formação de filas.