A atuação de Uberlândia no campo do empreendedorismo em tecnologia e
inovação pode trazer um importante reconhecimento para a cidade. Em reunião sediada na sede da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), a secretária municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge, representou a Prefeitura de Uberlândia e encontrou-se com o diretor de projetos de desenvolvimento local da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Marco Gaspar, e diretores da associação para ouvir a proposta de se criar regionalmente o Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia e Inovação. Representantes do Sebrae de Minas, do Uberhub e de outras quatros prefeituras participaram virtualmente do encontro.
“Tratou-se de uma primeira reunião para discutirmos a adesão de Uberlândia a esse processo. A partir de agora, seguiremos em conversa com a Aciub, para viabilizarmos os próximos passos, que inclui mapearmos as empresas da cidade que atuam nesse segmento”, explicou Thalita Jorge.
As APLs são aglomerações de empresas em um mesmo território, com especialização produtiva, que mantêm vínculos de cooperação entre si e com outros atores locais possibilitando maior desenvolvimento econômico, facilitando o direcionamento de políticas públicas dos governos estadual e federal e ampliando a capacidade de governança das cidades envolvidas.