A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), realizou, nesta quarta-feira (29), o teste final do sistema de irrigação eletrônico instalado no Jardim Sabiá, projeto paisagístico de 9,5 mil metros quadrados, que está sendo construído no Parque do Sabiá. O serviço foi realizado pela Terra Verde Irrigação, empresa vencedora de licitação, no valor de R$ 94.945,28.
O sistema conta com 2.254 metros de tubulação subterrânea, com 177 aspersores, distribuídos em toda área deste novo espaço e integrados a uma central de programação, que controlará o horário, dias de funcionamento e o tempo de irrigação em cada um dos 16 setores da área. Recentemente, a Futel concluiu as obras do reservatório de água que atenderá ao Jardim Sabiá e, nas proximidades do local, implantou luminárias de LED.
Segundo o diretor geral da Futel, Edson Zanatta, o teste foi um sucesso. “O sistema funciona perfeitamente e representa mais uma etapa concluída nessa importante obra. Nas próximas semanas, daremos continuidade aos serviços, com o plantio da grama e das plantas ornamentais. Tenho certeza que o Jardim Sabiá se tornará um dos lugares mais queridos e frequentados pelos visitantes do Parque do Sabiá”, disse.
Espaço
O Jardim Sabiá terá um lago trapezoidal com capacidade de 100 mil litros de água, caminhos de pedra, pergolados, praça com bancos de concreto, iluminação e plantio de vegetação, incluindo forração, arbustos, árvores e palmeiras. Um dos destaques é uma pista de caminhada, implantada dentro do espaço para que os frequentadores possam se exercitar ou visitar todos os atrativos da área de paisagismo. O serviço está sendo realizado na curva entre os campos de futebol e a piscicultura.