Notícias

Dia Mundial do Idoso reforça a importância da prática de atividades físicas na terceira idade

Profissional de educação física da Futel orienta sobre cuidados indispensáveis nos exercícios
1 de outubro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Dia Mundial do Idoso é comemorado nesta sexta-feira (1°), data instituída em 1990 com o objetivo de conscientizar sobre questões que vão desde os direitos das pessoas a partir de 60 anos até a importância dos cuidados com a saúde. Um desses cuidados, inclusive, é a prática de atividades físicas, já que os exercícios proporcionam diversos benefícios, como prevenção a doenças, aumento da resistência, melhora na sensação de bem-estar e fortalecimento do sistema imunológico.

Em Uberlândia, um dos locais preferidos da população para a prática de atividades físicas é o Parque do Sabiá. No local, muitos idosos correm, caminham, pedalam e utilizam as academias ao ar livre. Um deles é Valdecir José da Silva, 76 anos, morador do bairro Tibery. “Frequento o Parque do Sabiá de segunda a sábado e é ótimo para a minha saúde física e mental. Graças aos exercícios físicos, me sinto mais feliz, descansado e disposto”, ressaltou.

O profissional de educação física da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Robson Medeiros, reforça que alguns cuidados são indispensáveis na prática de atividades físicas por idosos. “Os primeiros passos são fazer um check up médico, procurar um profissional de educação física e, se possível, um fisioterapeuta”, recomendou.

“Dentre as atividades realizadas no Parque do Sabiá, as mais indicadas para os idosos são a caminhada, a corrida, o ciclismo e os exercícios nas academias ao ar livre, pois proporcionam fortalecimento aeróbico e muscular. Vale lembrar que é fundamental respeitar os limites do próprio corpo e sempre se alongar antes dos exercícios”, completou Robson Medeiros.

Dia Mundial do Idoso reforça a importância da prática de atividades físicas na terceira idade 1
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também