Notícias

Obras do viaduto da avenida dos Municípios acontece em diversas frentes simultâneas

Obra que facilitará o acesso entre os setores sul e central da cidade está cerca de 20% concluída
4 de outubro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Importante estrutura que facilitará o trafego entre os setores sul e central de Uberlândia, a obra de construção do viaduto da avenida dos Municípios segue ganhando forma. Na última semana, por exemplo, alguns serviços importantes tiveram início. Entre eles, a armação que dará sustentação às duas vigas longarinas, cada uma de 30 metros de comprimento, do lado do Tabajaras e o fechando de formas para concretagem da viga transversina do terceiro pilar, instalada do lado do bairro Patrimônio.

“Esses são alguns dos trabalhos que aparecem mais neste momento, devido ao tamanho das peças e estruturas envolvidas no processo. Temos ainda em andamento o desvio da rede de drenagem do lado do bairro Patrimônio. São diversos trabalhadores envolvidos para que a obra seja realizada com excelência e com rapidez e logo a população tenha mais esse equipamento à disposição”, disse o secretário municipal de Obras, Norberto Nunes.

Estrutura

O viaduto será entre a rua Virgílio Melo Franco, no bairro Tabajaras, e a rua Triângulo Mineiro, no bairro Patrimônio. Com cerca de 215 m e quatro faixas de rolamento, sendo duas para cada sentido da via, a nova passagem vai diminuir o tempo de viagem de aproximadamente 25 mil passageiros (considerando o fluxo do período anterior à pandemia) das seis linhas do transporte público coletivo, além dos mais de 70 mil carros que passam pelo local todos os dias.

A empresa vencedora da licitação é a Grada Construtora LTDA. A fiscalização dos trabalhos é realizada pela Secretaria Municipal de Obras. O projeto é financiado pelo Ministério das Cidades, por meio do Pró-Transportes, retomado no âmbito do Uberlândia Integrada I. O recurso é de caráter vinculado, ou seja, só está autorizado a ser utilizado em obras estruturais de mobilidade.

Obras do viaduto da avenida dos Municípios acontece em diversas frentes simultâneas 1
Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Confira as alterações necessárias no trânsito na região durante o período de obras:

  • A rua da Carioca terá sentido único a partir da avenida Afrânio Rodrigues da Cunha até a rua Tenente Rafael de Freitas.
  • A rua Icaraí terá sentido único a partir da rua Tenente Rafael de Freitas até a avenida Afrânio Rodrigues da Cunha.
  • Tráfego na avenida Rondon Pacheco sentido Praia Clube – Prefeitura de Uberlândia para acessar o bairro Copacabana: vire à direita na rua Icaraí e à esquerda na rua Virgílio Melo Franco, e novamente à esquerda na rua da Carioca, atravessando pela Rondon pelo semáforo
  • Tráfego na avenida Rondon Pacheco sentido Prefeitura de Uberlândia – Praia Clube para acessar o bairro Tabajaras: vire à direita na rua Botafogo, à direita na rua Triângulo Mineiro e novamente à direita na rua Icaraí, atravessando a Rondon pelo semáforo
  • Tráfego na avenida Afrânio Rodrigues da Cunha para acessar o bairro Copacabana: acesse a rua da Carioca por meio da rua Fernando Costa.
  • O trânsito na Avenida Rondon Pacheco, nas proximidades do cruzamento com a avenida dos Municípios, ficará restrito a três faixas de sentido.
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também