Notícias

Campanha Nacional de Multivacinação acontece até 29 de outubro

Público-alvo são adolescentes menores de 15 anos; crianças até 10 anos que perderam prazo da meningocócica C também poderão receber a dose
7 de outubro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação

Estar com o cartão de vacina em dia é a melhor maneira de se proteger de uma série de doenças, como sarampo, meningite e caxumba que afetam as crianças e adolescentes. Até o dia 29 de outubro, os pais devem procurar uma das 74 salas de vacina da rede municipal para atualizar o cartão de vacina das crianças de um ano a adolescentes menores de 15 anos não imunizados ou com esquemas incompletos.

A Campanha Nacional de Multivacinação 2021 tem o objetivo de verificar se o cartão de vacina está em dia, garantido a proteção deste grupo.  A iniciativa é uma grande oportunidade para os pais reforçarem a proteção dos filhos contra várias doenças, conforme explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira.

“A Campanha é mais uma chance que os pais têm de procurarem as unidades de saúde para colocarem em dia os cartões de vacina. É um período em que intensificamos nossas ações, para lembrar a todos da importância da vacina”.

A vacinação nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) acontecem das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), é das 8h às 18h30. Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) – exceto Morumbi, São Jorge e Pampulha –, também haverá vacinação. O horário de atendimento é das 8h às 20h. Devido à situação da pandemia, as equipes estarão seguindo todas as medidas de proteção.

Aplicação da Meningocócica C

Durante a verificação do cartão de vacinas, a equipes também estarão ministrando a vacina meningocócica C (conjugada) nas crianças com idade até 10 anos que ainda não foram vacinadas. A decisão de alterar, temporariamente, a faixa etária de vacinação deste público foi do Ministério da Saúde a fim de proteger as crianças e adolescentes, evitando ocorrência de surtos da doença.

A meningocócica C proteger contra o tipo C da doença, que pode evoluir para meningite e outras enfermidades graves causadas pelas bactérias meningocócicas. A vacina está disponível para crianças menores de cinco anos, sendo administrada em esquema de duas doses. Segundo a coordenadora do Programa, a decisão ajudará a rastrear se alguma criança está sem as doses necessárias, além de ajudar a ampliar a cobertura.  

“Com a pandemia muitos pais não procuram as unidades de saúde e acabaram deixando o cartão dos filhos desatualizados, mesmo nossas equipes fazendo constantemente a busca ativa. A adoção desta medida vale até dezembro de 2021. É tempo suficiente para os pais procurarem as unidades de saúde e deixarem seus filhos protegidos. Nossas equipes estão seguindo todas as medidas de segurança sanitárias para oferecer um ambiente seguro aos pais”, reforçou.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também