Notícias

Líder do Executivo inaugura Centro de Especialidades Odontológicas

Novo local atenderá procedimentos mais complexos de odontologia; localizado na antiga sede do Dmae, espaço passou por reformas e adequações
7 de outubro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Para ampliar o atendimento de procedimentos mais complexos em odontologia para a população, o prefeito Odelmo Leão inaugurou, nesta quinta-feira (7), o Centro de Especialidades Odontológicas Marta Evangelista. O novo local de atendimento foi instalado na antiga sede do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), na estrutura em que funcionava a parte administrativa da autarquia. 

Com isso, a realização dos procedimentos de pediatria e outros mais complexos da odontologia, como endodontia, periodontia e cirurgia oral, além do diagnóstico bucal com ênfase em detecção do câncer de boca e atendimentos a pessoas com deficiência, passam a ser ofertados num local mais amplo e centralizado. Antigamente, estes procedimentos aconteciam nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI) dos bairros Roosevelt e Pampulha.

“Esta é mais uma novidade em benefício da saúde do nosso povo. A criação do Centro gerará uma melhora direto no atendimento odontológico a várias pessoas na nossa cidade, em uma estrutura completamente adaptada e própria para o serviço”, destacou o prefeito Odelmo. 

Líder do Executivo inaugura Centro de Especialidades Odontológicas 1
Foto: Valter de Paula/ Secretaria de Governo e Comunicação

Todo o atendimento de odontologia pela rede municipal, bem como orientação e prevenção às doenças, é feito pela Rede de Atenção à Saúde Bucal. Os procedimentos menos complexos continuam sendo feitos nas unidades básicas de saúde. Os casos que exigem maiores cuidados serão direcionados para o Centro de Especialidades pelos profissionais das unidades básicas de saúde. O novo espaço contempla sete consultórios, que realizarão uma média de 30 agendamentos por dia, além dos pacientes de casos de urgência e pós-operatório.

“O cuidado bucal é um item importante porque ele reflete toda a saúde do organismo. Com a criação do Centro de Especialidades, foi possível unir as duas equipes, que antes atendiam nas UAIs, e ofertarmos aos profissionais um local adequado de trabalho e atendimentos das especialidades. Além disso, liberamos espaços nas UAIs para outros atendimentos”, detalhou o secretário de Saúde Gladstone Rodrigues da Cunha.  

O Centro de Especialidades Odontológicas Marta Evangelista funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os atendimentos no local começam nesta sexta-feira (8).

Estrutura

Localizado na rua Martinésia, nº 245, o prédio passou por reformas e adequações para garantir um espaço adequado aos pacientes. Com investimentos de aproximadamente R$ 350 mil, oriundos do orçamento da Secretaria Municipal de Saúde, a obra contemplou a reforma do piso danificado, a substituição dos pisos que não são laváveis, a construção de redes hidrossanitárias (água e esgoto) e de gases e a substituição de portas, atendendo aos quesitos de acessibilidade.  Também foi necessário modificar a parte elétrica e instalar uma plataforma elevatória. A Secretaria Municipal de Obras fiscalizou a execução dos trabalhos, que foram realizados pelas empresas Martins Medeiros LTDA, HHD Elétrica e Comercio LTDA e Teleco Engenharia, vencedoras das licitações.

Líder do Executivo inaugura Centro de Especialidades Odontológicas 2
Foto: Valter de Paula/ Secretaria de Governo e Comunicação

Homenagem a Marta Evangelista

Técnica de Higiene Dental, Marta Evangelista era servidora pública da Prefeitura de Uberlândia desde 1985, exercendo a profissão nas escolas públicas e nas unidades de saúde. Consciente da importância do cargo como profissional da saúde, trabalhava nas campanhas de vacinação e era voluntária assídua dos eventos da Secretaria Municipal de Saúde, levando informações de prevenção e conscientização sobre o combate ao mosquito da Dengue, importância da Saúde Bucal, entre outros.

Marta nasceu em junho de 1955, em Rubiataba (GO), e mudou-se para Uberlândia em 1959. Faleceu em 24 de novembro de 2004, aos 49 anos.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também