Notícias

Missa virtual e carreata marcam o ápice da Festa de Congado

11 de outubro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Celebração tradicional contou com novenas e culto a Nossa do Rosário e São Benedito

Concluindo uma programação virtual repleta de novenas e um colóquio de congadeiros, a tradicional Festa de Congado foi celebrada neste domingo (10), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultural e Turismo. Pela manhã, foi realizada para público presencial restrito e com transmissão via Youtube a missa e coroação de Nossa Senhora do Rosário. O ato religioso ocorreu na Igreja de Nossa do Rosário e São Benedito (Igreja do Rosário), na praça Rui Barbosa. Do local, os fiéis realizaram carreata por vários bairros da cidade, reverenciando com fé e louvor uma tradição que tem 145 anos de existência. A comemoração, considerada patrimônio imaterial municipal desde 2008, foi realizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Iniciada em 1º de outubro, a celebração neste ano veio com formato online, considerando as medidas de biossegurança no enfrentamento à Covid-19. O presidente da Irmandade, Denílson Nascimento destaca a importância de adaptar à comemoração conforme o momento atual para manter forte o louvor, gratidão e culto aos santos padroeiros.  

“É também, uma forma de manter viva a tradição em toda a nossa cidade para quem não fique disperso, pois são dois anos já sem nossa grande festa. Essa festa virtual é uma forma de trazer as pessoas para perto de nós para mantermos os simpatizantes do Congado. É um festa que cresceu junto com o município e guarda na memória das pessoas a fé, o culto aos nossos santos padroeiros, a reza e, também, a resistência do povo afro”, afirmou.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também