Notícias

Merenda escolar de qualidade para cerca de 70 mil estudantes

Prefeitura de Uberlândia investe nos lanches servidos em suas escolas e prioriza alimentação de qualidade
15 de outubro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Divulgação Secom / PMU

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado amanhã, sábado (16). No contexto educacional municipal, uma alimentação equilibrada, nutritiva e de acordo com as necessidades de cada faixa etária faz parte da realidade vivida nas escolas da Prefeitura de Uberlândia por cerca de 70 mil estudantes. Ao todo, a Secretaria Municipal de Educação (SME), atende 121 escolas, além de contribuir com 45 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), parceiras da SME.

Para garantir uma merenda de qualidade, a Prefeitura oferece alimentação escolar saudável e balanceada, contribuindo para a saúde das crianças e dos adolescentes por meio da oferta de cardápios rigorosamente elaborados por equipes do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae). Durante a elaboração são valorizadas as necessidades nutricionais por faixa etária e período escolar (parcial e integral), os hábitos alimentares regionais, os alimentos naturais, frescos e ricos em nutrientes. Os cardápios também são planejados de acordo com critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério da Educação (MEC). Desta forma, os lanches são divididos em categorias como berçário, educação infantil e ensino fundamental.

De acordo com a coordenadora do Pmae, Tânia Martinelli, a merenda escolar servida pela Prefeitura de Uberlândia é um bom exemplo de alimentos saudáveis e nutrição equilibrada. “Buscamos sempre aprimorar nossos cardápios para oferecermos uma alimentação sempre de qualidade para nossos alunos”, disse.

Tânia Martinelli destaca a aquisição de produtos da agricultura familiar, que estimula a produção agrícola de pequenos produtores rurais. Semanalmente as escolas recebem verduras, frutas e legumes frescos que possiblitam a produçaõ de lanhces ainda mais saudáveis. A fim de garantir que os produtos adquiridos sejam bem utilizados, equipes da SME realizam visitas constantes às escolas e observam como os alimentos são armazenados e utilizados, além dos critérios de higiene.

Kits de alimentação escolar

Merenda escolar de qualidade para cerca de 70 mil estudantes 1
Divulgação Secom / PMU

A fim de atender, inicialmente, estudantes beneficiados pelo Programa Bolsa Família durante o período da pandemia de Covid-19 e suspensão das aulas presenciais, a Prefeitura de Uberlândia iniciou no primeiro semestre de 2020 a entrega de kits alimentação para alunos municipais. Na primeira fase de distribuição foram atendidos mais de 52 mil estudantes. O projeto teve continuidade em 2021 e foi ampliado para todos os alunos que desejassem receber o benefício. Ao todo já foram distribuídos cerca de 84 mil conjuntos, compostos por alimentos que visam reduzir a insegurança alimentar e nutricional e promover a oferta de alimentos nutritivos mesmo fora do ambiente escolar.

Mesmo atualmente, com melhores indicativos quanto à pandemia e retorno das aulas presenciais, a Prefeitura continua com as entregas dos kits. Para este mês está prevista a distribuição de mais de 38 mil kits aos estudantes.

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro em mais de 150 países. A data foi implementada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar sobre a importância da alimentação saudável, acessível e de qualidade. Também foca nos problemas sociais associados a ela, por exemplo, a fome, a desnutrição, a pobreza, dentre outros. A cada ano, um tema é escolhido para abordar a sua importância e em 2021 o tema é “Alimentos seguros agora para um amanhã saudável”.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load