Notícias

Prefeitura de Uberlândia atinge a marca de um milhão de doses de vacina aplicadas

Com estrutura ampla e força-tarefa das equipes da Secretaria de Saúde, município já tem 75,17% da população ao menos a primeira dose do imunizante
15 de outubro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Desde o dia 19 de janeiro – data do início da vacinação contra a Covid-19 na cidade –, a Prefeitura de Uberlândia não mediu esforços para levar a dose do imunizante à população. Seja no formato de drive-thru para atender os idosos ou nos pontos fixos de vacinação, o trabalhou foi diário, inclusive nos finais de semana e feriados. Esse esforço contínuo permitiu que que o Município atingisse, nesta sexta-feira (15) a marca de um milhão de doses aplicadas. Com isso, 75,17% da população da cidade já recebeu ao menos a primeira dose do imunizante e aproximadamente 62,5% da população já foi imunizada com a segunda dose ou dose única.

A logística montada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, foi além da agilidade na aplicação das doses. Começa no cadastro e agendamento de vacinação com hora marcada e vai até as diferentes formas de garantir a imunização de todos os grupos. Durante todo esse período de vacinação, a Prefeitura de Uberlândia organizou a aplicação no modelo de drive-thru para facilitar o deslocamento dos idosos, realizou visita nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e albergues, além de disponibilizar quatro pontos fixos de vacinação: Arena Sabiazinho, dois ginásios no UTC e o Centro Municipal de Cultura.

Com toda essa estrutura e a disponibilização de doses pelo Ministério e distribuição da Secretaria de Estado de Minas Gerais, a cidade tem vacinado milhares de pessoas por dia e hoje se destaca em percentual de aplicação das doses recebidas entre as maiores cidades de Minas Gerais, atingindo a marca de aproximadamente 98% das doses aplicadas. Isso mantém o município à frente, por exemplo, de Belo Horizonte (87,97%), Betim (94,38%) e Uberaba (86,64%), conforme respectivos vacinômetros municipais e estadual.

Prefeitura de Uberlândia atinge a marca de um milhão de doses de vacina aplicadas 1
Foto: Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação

“São nove meses de muito trabalho e dedicação dos nossos profissionais para levar a vacina contra a Covid-19 ao nosso povo. Nossas equipes não param e quanto mais doses continuarmos recebendo do governo estadual, cada vez mais aumentaremos nossa cobertura”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Cronograma

Até segunda-feira (18), a Prefeitura de Uberlândia estima convocar 26.600 pessoas para receber a primeira, segunda e dose de reforço, além de alcançar o público com 16 anos sem comorbidade. Confira aqui o cronograma completo dos próximos dias.

Cadastro e agendamento

O cadastro para a vacinação em Uberlândia foi idealizado para facilitar a convocação dos grupos prioritários. O cadastro é feito no Portal de Prefeitura ao acessar a aba “Enfrentamento ao Coronavírus” no botão “Cadastro para Vacinação”. Além disso, o cadastrado passa a contar com a Carteira Virtual de Vacinação – uma ferramenta que permite ao cidadão acessar a qualquer momento as informações a respeito da sua imunização contra a Covid-19, como data da aplicação, lote da vacina e de qual laboratório é a dose recebida. É possível ainda fazer download do documento, imprimir ou consultar via QRcode.

 Para aqueles que já estão cadastrados, o Portal da Prefeitura oferece a função “Consultar Agendamento”. É preciso digitar o CPF e a data de nascimento de quem foi cadastrado para ter acesso a informações como o agendamento, além da data, hora e local da aplicação. Mesmo com esta opção, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS) e por e-mail, caso tenha preenchido o dado no momento do cadastro.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também