A segunda via da conta de água e esgoto, bem como da taxa da coleta de lixo, pode ser retirada facilmente pela página do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) no Portal da Prefeitura de Uberlândia ou pelo “Zap da Prefeitura”, no número (34) 9 9774-0616. Nesses canais digitais, os serviços estão disponíveis 24 horas.
No www.dmae.mg.gov.br, além da segunda via, o contribuinte tem acesso ao histórico de consumo e pode emitir a declaração de quitação de débito anual. Para usar o recurso, o morador deve clicar no ícone de segunda via na página inicial, escolher o serviço solicitado e preencher um dos campos.
Já Pelo “Zap da Prefeitura”, o contribuinte precisa seguir as orientações, digitar o número da opção escolhida, como 2º via da conta ou da taxa da coleta de lixo, certidão de quitação de débito, histórico de consumo ou pedido de religação. Pelo canal, também pode-se informar sobre vazamentos na rua ou na calçada.
Fone Fácil
O Dmae ainda oferece informações e serviços pelo Fone Fácil 115. Entre eles, pedidos de religação do fornecimento de água, comunicação de vazamentos e informações em geral. Cerca de 90 serviços são disponibilizados pelo telefone, reduzindo as filas e economizando tempo. O atendimento funciona durante toda a semana, inclusive aos domingos e feriados. Pelo número, é possível obter informações sobre as redes de água, esgoto, pluvial e coleta de resíduos sólidos.
Ao fazer a solicitação pelo Fone Fácil, o contribuinte deve fornecer dados como nome completo do proprietário do imóvel, endereço, telefone para contato, código do imóvel (localizado na parte superior esquerda da fatura de água) e o tipo de serviço solicitado.
Obs: Em caso dos débitos em atraso inscritos na dívida ativa e protestados, além do pagamento da dívida ao Dmae, o contribuinte deve pagar os emolumentos do protesto no cartório.
Veja abaixo os serviços oferecidos pelos meios eletrônicos:
Site www.dmae.mg.gov.br
– 2º via de conta
– 2º via da taxa da coleta de lixo
– Certidão de quitação de débito
– Histórico de consumo
– Notificar vazamento na rua/calçada
Zap da Prefeitura (9 9774-0616)
– 2º via de conta
– 2º via carnê da coleta de lixo
– Certidão de quitação de débito
– Histórico de consumo
– Notificar vazamento na rua/calçada
– Pedido de Religação
Fone Fácil 115
– Tirar dúvidas e solicitar esclarecimentos sobre seu hidrômetro, leitura mensal, valor da conta, taxa de lixo, cálculos, relatar problemas e informar vazamentos
– Solicitar religação de água
– Informar vazamentos na calçada/rua
– Refluxo de esgoto rua/residência
– Vistorias internas