O bairro Morumbi foi o escolhido para a oitava edição do programa Uberlândia Amiga dos Carroceiros, com atendimento veterinário gratuito para animais de tração e levando orientações para os proprietários. Idealizado pela Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMMASU), a ação aconteceu neste sábado (23) no Ecoponto do bairro. O atendimento é resultado de um termo de cooperação técnica assinado junto ao Centro Universitário UNA.
No local os carroceiros do município receberam orientação para a manutenção da saúde dos animais, além do atendimento com exames clínicos e vermifugação. Não foi necessário inscrição prévia. Os responsáveis pelos animais que compareceram no evento aprovaram o atendimento. “O animal é o ganha pão da gente. Geralmente eu mesmo faço o tratamento dele, no dia-a-dia, mas com especialista é melhor. Um amigo me disse que ia ter esse atendimento aqui, resolvi trazer o meu cavalo para dar uma olhada”, afirmou o carroceiro Ramon Gonçalves.
Além do cuidado com a saúde animal, os profissionais presentes e servidores da SMMASU instruirão os criadores sobre a forma adequada de condução dos animais. Serão aferidas, ainda, as condições das carroças, propondo soluções que aprimorem e reduzam o custo da utilização dos equipamentos por meio de tecnologias. Também será avaliada a postura dos carroceiros em suas atividades diárias, promovendo métodos ou exercícios que possibilitem melhor ergonomia.
“Nosso objetivo é catalogar todos os animais da região e, então, fazer um acompanhamento clínico deles. O objetivo principal é evitar os maus tratos, então vamos orientar os proprietários a cuidar melhor dos animais, não só nessa parte clínica, mas no manejo também.”, afirmou o titular da SMMASU, João Junior.