Notícias

Prefeitura de Uberlândia dá início à etapa urbana de vacinação antirrábica

Campanha começou neste sábado (23) e continua dos dias 25 a 30 de outubro
23 de outubro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

O Programa de Controle da Raiva, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), deu início, neste sábado (23), à etapa urbana da 37ª edição da Campanha de Vacinação Antirrábica. A campanha começou na zona rural, percorrendo propriedades, fazendas e chácaras, e foram imunizados 14.670 cães e gatos. A etapa urbana continua durante a semana entre os dias 25 e 30 de outubro, das 8h às 16h. 

A vendedora Luzia Célia Miranda aproveitou o sábado de folga para levar os dois cachorrinhos de estimação para a vacinação. “Eu trouxe eles para vacinar porque é muito importante manter a saúde deles. Tanto para eles, quanto para a gente. São animais, mas fazem parte da família. A gente quer que eles continuem bem e saudáveis”, afirmou

A comunidade terá à disposição postos fixos e itinerantes (confira aqui), que foram mapeados para atender todos os setores da cidade. Devem receber a vacina os cães e gatos com mais de três meses de vida. Já os animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem ser imunizados neste período.

A coordenadora do Programa de Controle da Raiva, Lilian Vieira Andrade, explicou que, caso o animal não possa receber a dose agora, basta o proprietário procurar o CCZ para aplicação quando estiver saudável ou após o desmame dos filhotes. A coordenadora deu também algumas dicas para que a imunização dos cães e gatos seja feita com segurança.

“É importante que a população leve os cachorros nas coleiras para facilitar a aplicação da dose. Para animais de grande porte ou agressivos, também é necessário o uso de focinheiras. Já os gatos devem estar envolvidos em toalhas ou em materiais adequados para proteção. Essas são medidas essenciais para manter a segurança dos donos e dos vacinadores durante o processo”.

A coordenadora também explicou que não é necessário levar o cartão para garantir a imunização. Será entregue aos proprietários um comprovante que poderá ser anexado ao documento posteriormente. Qualquer dúvida em relação à vacinação, basta entrar em contato pelo 3213-1470.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também