Paratletas da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), ambas associações parceiras da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), disputam, nesta semana, o Campeonato Brasileiro Masculino de Bocha Paralímpica 2021. A competição começa nesta segunda-feira (25) e vai até domingo (31) no Centro de Treinamento Ivo Varella, em Joinville (SC).
No total, a competição terá a participação de 197 pessoas, sendo 85 atletas e 112 oficiais (entre treinadores, assistentes esportivos e fisioterapeutas), de 35 equipes de todo o país. A Aparu/Futel será representada por cinco atletas e seis oficiais e a CDDU/Praia Clube/Futel por um atleta e dois oficiais.
Mateus Carvalho, que esteve nos Jogos Paralímpicos de Tóquio entre agosto e setembro, será um dos participantes na competição. “Fico muito feliz em poder voltar a competir em um campeonato brasileiro, pois se trata de uma competição de nível técnico bastante elevado. Estou bem empolgado e preparado, especialmente porque durante a pandemia, graças ao empenho da Futel e do CDDU, os treinos não pararam”, ressaltou o paratleta.
Durante a pandemia, a Futel manteve a rotina de treinamento de todos os paratletas de alto rendimento com chances de convocação para competições nacionais e internacionais. No caso da bocha, os treinos são no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), com todos os cuidados preventivos necessários, como aferição de temperatura, uso obrigatório de máscara de proteção e distribuição de álcool em gel.