Paratletas da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), entidade parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), foram destaque no Meeting para Atletas com Deficiência Intelectual, realizado em São Paulo, entre os dias 23 e 25 de outubro. A equipe conquistou 10 medalhas (quatro de ouro, quatro de prata e duas de bronze) e garantiu vaga no Campeonato Brasileiro de Atletismo da CBDI (Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais), que será disputado entre os dias 15 e 17 de novembro, também em São Paulo.
A Aparu/Futel foi representada por Wellington Fernandes (ouro no heptatlo, prata no lançamento de disco e prata no lançamento de dardo), Ana Luiza Ferreira (ouro no lançamento de dardo e ouro no lançamento de disco), Gabriel Antônio (prata nos 800 e nos 1.500 metros rasos e bronze nos 200 e nos 400 metros rasos) e Daniel Lira (ouro nos 110 metros com barreira).
Segundo um dos treinadores da equipe, o profissional de educação física da Futel, Leandro Garcia, o resultado alcançado foi excelente. “Depois de um tempo sem competir, por conta da pandemia, a equipe manteve os treinamentos e retornou da melhor forma possível em um evento de nível técnico bastante elevado. A partir de agora, intensificaremos os treinos para buscar grandes resultados também no Campeonato Brasileiro”, destacou.
Treinos contínuos
Mesmo durante a pandemia, a Futel manteve os treinos dos paratletas de alto rendimento com chances de classificação para competições nacionais e internacionais, com todos os cuidados de prevenção à Covid-19, como uso obrigatório de máscara de proteção e distribuição de álcool em gel. No caso do atletismo, os treinos são realizados de segunda a sábado, no Sesi Gravatás.