Notícias

Escola Água Cidadã retoma visitas à Fazendinha

Em 2019, antes da pandemia, mais de 1,5 mil crianças conheceram o espaço rural
28 de outubro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Divulgação Dmae

O Programa Escola Água Cidadã (Peac), do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), retomou com as visitas à Fazendinha Águas Vivas. O trabalho de conscientização sobre a preservação ambiental e dos recursos hídricos é voltado para escolas do ensino infantil e cada visita é liberada para, no máximo, 10 alunos, acompanhados de um professor.

Em 2019 e começo de 2020, antes da pandemia da Covid-19, mais de 1.500 crianças de escolas públicas conheceram detalhes da vida no campo. Neste ano, a expectativa é de levar mais 500 crianças de 27 escolas diferentes, uma vez que o contrato prevê 50 visitas. Nas visitas guiadas à fazendinha, o ônibus do Peac busca as crianças nas escolas e elas ainda recebem lanches gratuitos.  

No passeio, as crianças conhecem elementos da vida no campo como o paiol, onde ficam guardados equipamentos e alimentos dos animais. Também visitam um quarto com colchão de palha, cozinha com panelas de ferro e fogão à lenha, banheiro com chuveiro de balde e uma mercearia antiga, conhecida como vendinha.O local também conta com uma ponte suspensa e um lago com peixes ornamentais. Os estudantes também tem contato com aves (galinha, pato e codorna) e de outros animais, como pôneis, porco-espinho, cabras e vacas, que foram resgatados e posteriormente são reintroduzidos na natureza.

Escola Água Cidadã retoma visitas à Fazendinha 1

De acordo com o coordenador do Peac, Cláudio Rocha, a visita contribui com a conscientização ambiental. “Além da vida no campo, os estudantes acompanham os hábitos dos animais, aprendem sobre formas sustentáveis de consumo e preservação dos recursos hídricos. A ideia é despertar neles, a preocupação com o meio ambiente”, disse.

O Peac desenvolve atividades de educação ambiental há mais de 15 anos. Com ele, os alunos também conhecem os processos de tratamento de água e esgoto com visitam às Estações de Tratamento de Água (ETAs) Bom Jardim e Capim Branco e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. Os estudantes ainda tem oportunidade de conhecerem o Museu da Água e aprender sobre a história do saneamento em Uberlândia.

Para agendar visitas ou participar de outras atividades do Peac, as escolas e instituições podem entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também