Notícias

Teatro Municipal recebe plantio de ipês na área externa

Iniciativa contou com bailarinos em celebração à chegada do 28º Festival de Dança
28 de outubro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Difundir a produção artística é um trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo que passa por vários segmentos, dentre eles, por aquele que trata dos cuidados estruturais e estéticos com os espaços culturais. Na manhã desta quinta-feira (28), uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos somou mais cores para a área externa do Teatro Municipal com o plantio de 33 mudas de ipês. A iniciativa, batizada de “Jardim da Dança”, celebra a chegada da 28ª edição do Festival de Dança do Triângulo.

A área, que já chamava atenção pelos ipês roxos, passará a florescer também em tons de rosa, amarelo e branco. O plantio foi realizado por servidores das duas secretarias e representantes de 33 companhias de dança que participaram do edital. A secretaria de Cultura e Turismo, Monica Debs, destaca que cada um dos dançarinos participantes do Festival de Dança receberá uma semente de ipê.

“A ideia com essa ação é transformar a área do Teatro em um espaço dedicado à dança, já que há 28 anos o local acolhe, recebe e constrói esse evento. Enviamos um envelope com manual de instruções para todas as companhias do Brasil que participam do Festival de Dança. Nele, contém uma semente para que os próprios bailarinos plantem suas árvores”, afirmou.

O preparo das mudas foi realizado pelas equipes do Horto Municipal em um trabalho criterioso. As sementes são coletadas e recebem beneficiamento que determina as de melhor qualidade. Feito isso, são semeadas para chegarem no ponto de mudas já aptas a serem doadas para o plantio em áreas do município. No caso dos ipês, as doações para área urbana ocorrem mediante análise técnica da área.

Teatro Municipal recebe plantio de ipês na área externa 1
Fotos: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Teatro Municipal

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1989, o Teatro Municipal de Uberlândia foi inaugurado em 2012. A área cênica compreende um auditório, com cadeiras numeradas e com capacidade para 750 lugares, e área externa, com capacidade para até 20 mil pessoas.

A iluminação e sonorização modernas são atrativos à parte. Nos últimos meses, com o fechamento devido à pandemia, algumas melhorias foram realizadas na estrutura, incluindo: ar condicionado, gerador de energia, poltronas da plateia, pintura, jardinagem e implantação de melhorias no sistema de pânico e incêndio, seguindo todas exigências dos Bombeiros. Também foram feitas manutenções no sistema de som e luz e reforma do piso do palco.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também