Notícias

Vacinação Antirrábica na zona urbana acontece até sábado (30)

No Portal da Prefeitura constam informações sobre endereços fixos e itinerantes
28 de outubro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Valter de Paula/ Secretaria de Governo e Comunicação

Os tutores de cães e gatos têm até sábado (30) para garantir a dose da vacina contra a raiva e deixar os bichinhos protegidos contra uma doença que é letal e pode ser transmitida aos seres humanos. Até o momento, cerca de 40 mil animais já foram imunizados. O trabalho de imunização é feito pela equipe do Programa de Controle da Raiva, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e acontece em postos fixos e itinerantes em toda a cidade, das 8h às 16h.

Os vacinadores dos postos itinerantes percorreram os setores Leste e Oeste desde o início da semana. Nesta quinta-feira (28), estiveram no setor Sul, nos bairros Granada, Jardim Karaíba, Lagoinha, Laranjeiras, Aurora, Pampulha, Santa Luzia, São Jorge, Saraiva, Shopping Park e Vigilato Pereira. Na sexta (29) e no sábado (30), é a vez das áreas Norte e Central, respectivamente, receber os vacinadores. Além dos postos itinerantes, há também os locais fixos de vacinação. Os endereços dos pontos itinerantes e fixos podem ser conferidos no Portal da Prefeitura.

Devem receber a vacina os cães e gatos com mais de três meses de vida. Já os animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem ser imunizados neste período. Nestes casos, o proprietário deve procurar o CCZ para fazer a aplicação após o período de impedimento.

A coordenadora Programa de Controle da Raiva, Lilian Vieira Andrade, também orientou sobre os cuidados ao levar os animais no dia da vacinação para manter a segurança dos tutores e dos vacinadores. “É importante que o tutor leve os cachorros nas coleiras para facilitar a aplicação da dose. Para animais de grande porte ou agressivos, também é necessário o uso de focinheiras. Já os gatos devem estar envolvidos em toalhas ou em materiais adequados para proteção”.

A coordenadora também explicou que não é necessário levar o cartão para garantir a imunização. Será entregue aos proprietários um comprovante que poderá ser anexado ao documento posteriormente. Qualquer dúvida em relação à vacinação, basta entrar em contato pelo 3213-1470.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também