Notícias

Cemitérios têm movimentação intensa no Dia de Finados em Uberlândia

Em função da pandemia, a visitação nestes espaços ocorreu seguindo regras de biossegurança contra a Covid-19
2 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Nesta terça-feira (2), cerca de 60 mil pessoas passaram pelo cemitério Bom Pastor, segundo as estimativas da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, aproximando em torno de 100 mil visitantes nos três cemitérios públicos da cidade, (São Pedro, Bom Pastor e Parque dos Buritis). Familiares e amigos estiveram nos cemitérios e prestaram homenagens aos entes queridos que já partiram. Devido à pandemia do coronavírus, o município trabalhou com algumas orientações e medidas de biossegurança (veja mais abaixo).

Carlos Antônio de Mendonça Naves, 70, visitou o túmulo da esposa falecida em agosto de 2020. O professor acredita que é importante tirar o dia para prestar as homenagens. “As pessoas estão na nossa lembrança, na nossa saudade todos os dias. É uma forma de homenageá-los. Quando estamos aqui, nos sentimos confortados”, conta.

“Sabemos da grande movimentação nos cemitérios municipais no dia de hoje e, assim, disponibilizamos uma boa estrutura seguindo todas as normas sanitárias para que todos tivessem um conforto maior nesse dia especial”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, João Junior.

Cemitérios têm movimentação intensa no Dia de Finados em Uberlândia 1
Foto: Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Medidas de segurança

Por causa da pandemia, algumas medidas de segurança foram mantidas durante o Dia de Finados. Como o uso obrigatório de máscara, utilização de álcool em gel, e o acesso aos escritórios para a consulta de sepulto para aqueles que não tiverem acesso à consulta virtual foi limitado para no máximo três pessoas simultaneamente.

As cerimônias religiosas aconteceram, mas ainda seguindo as medidas de segurança e distanciamento.

Consulta Virtual

A praticidade aliada à segurança é um dos recursos oferecidos pela Prefeitura de Uberlândia por meio do aplicativo “Consulta de Sepultos em Uberlândia”. O objetivo é possibilitar que a população descubra a localização de túmulos nos cemitérios do município. A ferramenta, que pode ser baixada gratuitamente ou acessada no site da Prefeitura, é uma das estratégias da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos em reforço às medidas de distanciamento social na prevenção da Covid-19.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também