Notícias

Parque do Sabiá completa 39 anos neste domingo (7)

Considerado um dos principais cartões postais de Uberlândia, local está aberto ao público todos os dias e recebe mais de 10 mil pessoas diariamente
4 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Um dos principais cartões postais de Uberlândia, o Parque do Sabiá completa 39 anos neste domingo (7). Com uma área de 1.850.000 m², que abrange um bosque de 350.000 m² de área verde, o parque começou a ser construído em dezembro de 1977, na administração do prefeito Virgílio Galassi, e inaugurado em 7 de novembro de 1982.

“O Parque do Sabiá reforça o nosso compromisso com o meio ambiente e com o bem-estar do nosso povo, por isso, desde a nossa primeira gestão, trabalhamos muito para preservar e melhorar este espaço. Nos últimos anos, temos revitalizado e construído novos equipamentos, que estão beneficiando muito os frequentadores. Parabéns ao nosso querido Parque do Sabiá”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Desde então, o local passou por inúmeras transformações e hoje proporciona aos seus frequentadores diversas opções para prática de atividades esportivas, de lazer e qualidade de vida. Para descanso do corpo e da mente ou para fazer simplesmente uma selfie com o celular ou ainda um ensaio fotográfico de aniversário ou casamento, o Parque do Sabiá tem a preferência de mais de 10 mil frequentadores diariamente.

Entre diversas melhorias, importantes obras foram realizadas nos últimos anos, como a revitalização total da piscina semiolímpica, construção de uma piscina infantil, entre outras. “Por determinação do prefeito Odelmo Leão, temos trabalhado para tornar o Parque do sabiá ainda mais bonito, seguro e confortável. Por isso, também revitalizamos o Mundo da Criança, onde fizemos uma nova portaria e um fraldário. Construímos banheiros, vestiários, quiosques, uma moderna portaria na entrada do bairro Santa Mônica e entramos na reta final de construção de um novo espaço de convivência: o Jardim Sabiá. Também estamos cuidando do visual interno com o plantio de grama no entorno da pista e implantação de um sistema de irrigação, que utiliza água da represa e das nascentes”, disse Edson Zanatta, diretor geral da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).

“O Parque do Sabiá faz parte da minha vida. É nele que recarrego todos os dias as minhas baterias, fazendo minhas atividades físicas ou simplesmente contemplando as belezas deste lugar incrível. Agradeço muito por termos um espaço tão maravilhoso como este”, disse Darcy Andrade, moradora do bairro Tibery.

O Parque fica aberto ao público de segunda a sábado, das 6h às 20h para o público em geral e das 20h às 22h exclusivamente para ciclismo e aos domingos e feriados das 6h às 18h.

Espaço para a população

O Parque do Sabiá nasceu do sonho dos ex-prefeitos Virgílio Galassi e Paulo Ferolla e do ex conselheiro da Futel Cícero Diniz, que imaginavam um espaço onde a população tivesse acesso gratuito a atividades de lazer, esporte e qualidade de vida. A construção foi iniciada em 1977, à beira de uma das cinco nascentes existentes no local, sendo que 70% da vegetação existente foi formada a partir do plantio de mudas de árvores do cerrado, em pequenos cestos de bambu.

Para receber a população, foi feito um grande lago artificial, que recebeu, na época, inúmeras espécies de peixes comuns nos rios da região. Para a prática esportiva, foram construídos um campo gramado com medidas oficiais e um grande vestiário. Já para o lazer dos visitantes, o parque recebeu uma piscina de 50 metros e outra de 25 metros com chafariz, espaços para realização de piqueniques e ainda o zoológico, que possui atualmente cerca 50 espécies e 200 animais.

O horto municipal, que tem hoje 35 espécies nativas e 95 mil mudas de árvores nativas e ornamentais, também foi construído dentro do parque, e é administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico.

A vocação do Parque do Sabiá para práticas de atividades físicas veio anos mais tarde, com a construção de outros seis campos gramados, cinco quadras para futsal, vôlei e basquete, um conjunto de quadras de areia (Arena Park), além da pista de caminhada/corrida com 5 mil metros, que no início recebeu uma fina camada de asfalto. Durante a segunda gestão do prefeito Odelmo Leão, a pista foi novamente pavimentada e recebeu iluminação em toda a sua extensão, que no ano passado, foi substituída por lâmpadas de LED.

Para a criançada, o Parque oferece o Mundo da Criança, com mais de 60 brinquedos, entre gangorras, balanços e escorregadores. Os deliciosos passeios de pedalinhos pela represa e no trenzinho pela pista (suspensos temporariamente devido a pandemia da Covid-19) também são diversão garantida.

Usina fotovoltaica

Outro importante investimento da Prefeitura de Uberlândia foi a usina fotovoltaica do Parque do Sabiá, inaugurada no dia 15 de outubro deste ano, que, além de atuar como um sistema sustentável de energia, trará importante economia ao poder público. Com 628 placas, a estrutura está localizada ao lado do Parque Aquático Deputado João Bittar Júnior e fornecerá energia para o Parque do Sabiá e todo o complexo, incluindo o estádio e a Arena Sabiazinho, se tornando um dos primeiros complexos esportivos do Brasil a ser completamente abastecido com energia solar.

 “Com a evolução tecnológica é importante acompanharmos as tendências e utilizar o que há melhor para o nosso povo, prezando eficiência e qualidade. É um sistema que, além de ser sustentável, terá a capacidade de deixar a conta de energia do todo o complexo mais barata. Até no máximo em três anos de geração de energia da usina, o investimento de R$ 894 mil já estará pago e, posteriormente, serão aproximadamente R$300 mil economizados por ano”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Fique ligado no funcionamento do Parque do Sabiá!

Pista de corrida/caminhada

– De segunda a sábado, das 6h às 20h, com entrada permitida até as 19h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h, com entrada permitida até as 17h.

Academias ao ar livre

– De segunda a sábado, das 6h às 20h, com entrada permitida até as 19h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h, com entrada permitida até as 17h.

Mundo da Criança

– Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 12h e das 13h às 16h.

Arena Park

– De segunda a sexta, das 6h às 20h, com entrada permitida até as 18h (sem necessidade de agendamento) e aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 18h, com entrada permitida até as 16h (necessário agendamento).

Ciclofaixa (bicicleta e patins)

– De segunda a sábado, das 10h às 16h.

Ciclismo noturno

 – De segunda a quinta das 20h às 22h, com entrada permitida até as 21h (treinamento).

– Sextas-feiras e sábados das 20h às 22h, com entrada permitida até as 21h (Pedal da Família).

Pista de Skate

– De segunda a sábado das 6h às 22h

– Domingos das 6h às 18h

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também