Notícias

Prefeitura homenageia profissionais da linha de frente no combate à Covid-19

Exposições lembrando os marcos do combate à doença e os objetos usados durante a pandemia fizeram parte do tributo; mostras estarão abertas ao público a partir de sexta-feira (6)
4 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A quinta-feira (4) começou diferente para os profissionais que atuam na rede municipal de Saúde de Uberlândia. Os trabalhadores foram convidados para participar de uma homenagem organizada pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, pelo papel que desempenharam no enfrentamento à Covid-19. A honraria ocorreu no Museu Municipal, na praça Clarimundo Carneiro.

A homenagem se deu por meio do lançamento de uma exposição que conta, em uma linha do tempo, os marcos do combate à doença que levou à essa crise sanitária global desde o início da pandemia até os dias de hoje, além de uma mostra de materiais utilizados nos atendimentos, como máscaras, frascos das vacinas e tantos outros objetos, preparados pela Secretaria Municipal de Cultura com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. As exibições ficarão disponíveis para visitação do público em geral nas próximas semanas.

Foram convidados os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e das organizações sociais de saúde parceiras do Município. Para que o tributo ocorresse dentro das normas de biossegurança, os trabalhadores foram divididos em três grupos. O primeiro grupo esteve no Palácio dos Leões às 10h, recepcionado pela Banda Municipal e aplaudido por aqueles que se encontravam na praça. Logo depois, participaram de uma visita guiada pelo museu. Os outros dois outros grupos foram agendados para as 13h e 15h e foram recebidos por atrações musicais, culturais, aplausos e pela visita ao espaço e exposições.

Prefeitura homenageia profissionais da linha de frente no combate à Covid-19 1
Foto: Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

“O museu trabalha com a história contada por meio dos objetos. O mundo viveu um momento que ficamos estáticos, paralisados, sem ações. Quando as coisas foram acalmando, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo iniciou um trabalho de pesquisa, fazendo um levantamento e acompanhamento da parte histórica sobre a pandemia, através das informações passadas pela imprensa, dos estudos realizados e informações divulgadas por órgãos especializados. E como nossa memória e a nossa história são ativadas através dos objetos, estamos colocando sob a guarda do Museu alguns objetos e insumos que foram utilizados durante esse período pandêmico”, explicou Mônica Debs, secretária municipal de Cultura e Turismo.

Para o coordenador da rede de urgência e emergência da Prefeitura de Uberlândia, Clauber Lourenço, a homenagem tem um grande valor. “É sensacional, uma vez que é um reconhecimento feito, principalmente, pelo Prefeito Odelmo Leão, que acreditou e mobilizou toda uma estrutura para que a saúde do município fosse a melhor possível, não deixando nenhum munícipe sem atendimento”, destacou o médico, que compareceu no evento representando o prefeito Odelmo Leão, a secretaria municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira, e o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues.

A enfermeira Núbia Cassia Camargo Carvalho, que atua como supervisora de enfermagem em uma das organizações parceiras, comoveu-se com a homenagem. “Ver esse reconhecimento é emocionante. A luta ainda não acabou, mas este gesto da Prefeitura de Uberlândia enaltece tudo o que passamos. Tivemos muitos momentos importantes. O mais marcante foi a chegada da vacina. Foi muito emocionante ver a primeira pessoa vacinada em Uberlândia, um momento de esperança para todos e, hoje, tudo se encontra registrado aqui no Museu”, enfatizou.

Prefeitura homenageia profissionais da linha de frente no combate à Covid-19 2
Foto: Araípedes Luz – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Museu Municipal

O Museu Municipal de Uberlândia funciona no Palácio dos Leões, um edifício construído entre os anos de 1916 e 1917, por Cypriano Del Fávero e tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal em 1985.

Atendimento de 2ª a 6ª feira – de 10h às 12h e de 14h às 16h 

Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone: (34) 3214-0068

Museu Municipal – Praça Clarimundo Carneiro, n° 67, Fundinho – Uberlândia-MG

Telefones: (34) 3214-0068 / 3235-0971​

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também