Notícias

Dmae faz teste de fumaça para detectar ligações irregulares

Técnicos da autarquia vão vistoriar a partir de segunda-feira, a rede de esgoto nos loteamentos do bairro
5 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A partir da próxima segunda-feira (08), o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) inicia testes de fumaça para detectar ligações irregulares na rede de esgoto dos loteamentos Terra Nova 1, 2 e 3, do bairro Aclimação. O teste detecta se há ligações cruzadas, como por exemplo ligações da rede de drenagem pluvial na rede de esgoto e ao contrário.

O teste de fumaça consiste no uso de um aparelho que gera a fumaça, colocado em um dos poços de visitas (PVs) da rede de esgoto. A fumaça entra pelo PV e circula pela rede e quando há ligações irregulares, ela sai por outros locais como bocas de lobos, caixa de passagem ou calhas de drenagem da água da chuva, por exemplo.

De acordo com o gerente de manutenção em redes de água e esgoto do Dmae, Lucas Rocha, após a vistoria, se detectado irregularidades na rede, será feita a inspeção para localizar o ponto preciso, onde ocorre a ligação irregular. “Caso o Dmae constate ligações cruzadas em redes de esgoto, a autarquia notifica o morador para fazer a correção em até 30 dias”, explicou.

Rocha destacou que a vistoria será feita em todos bairros de Uberlândia. Esta ação tem por objetivo evitar sobrecarga nas redes de esgoto, principalmente no período chuvoso.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também